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Crise? Precisamos falar de Black Friday

A Black Friday se apresenta como uma ótima oportunidade para uma retomada. Com criatividade e profissionalismo, é possível driblar a crise e se manter competitivo

Por | 16/11/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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Dia 25 de novembro acontece mais uma edição da Black Friday - data em que os varejistas fazem grandes promoções em todo país. Porém, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a crise política e econômica que assola o Brasil gerou mais de 12 milhões de desempregados e, consequentemente, reduziu o poder de compra da população.

O setor de varejo foi um dos mais afetados por este momento de instabilidade. Números do Banco Central mostram que, nos sete primeiros meses deste ano, a economia teve retração de 5,65% em comparação com 2015.

O e-commerce, apesar de sempre ostentar crescimentos mais expressivos que o varejo físico, também sentiu o peso da crise. Mesmo longe de ter números tão assustadores quanto de outros mercados, o segmento já apresenta sinais de queda e estagnação. Os indicadores econômicos apontam uma provável (porém lenta) recuperação no próximo ano, mas nada muito animador. Diante desse cenário é preciso tentar recuperar as vendas perdidas. A Black Friday se apresenta como uma ótima oportunidade para uma retomada.

Uma pesquisa realizada pela plataforma Zoom é a prova disso. O estudo revelou que a crise fortaleceu a imagem da Black Friday no Brasil, uma vez que 99% dos respondentes disseram que vão fazer compras no período. Além disso, é importante ressaltar outras duas conclusões: 50% dos entrevistados pretendem investir mais de R$1.000 e 51% acreditam que vão encontrar descontos reais neste ano.

Outro fator que pode deixar os varejistas otimistas é a expectativa de que os consumidores decidam aproveitar as promoções para adiantar a compra dos presentes de Natal. Isso já aconteceu nos últimos anos e a tendência é que se repita em 2016. Com criatividade e profissionalismo, é possível ao lojista virtual driblar a crise e se manter competitivo.

Por: Francisco Cantão

Fundador do site Black Friday de Verdade e sócio-diretor da Proxy Media Marketing Digital






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