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5 erros que sua marca deve evitar ao utilizar um software de vendas

É essencial ter cuidado ao utilizá-lo. Seu bom uso possibilita a criação de uma verdadeira base de dados sobre um público-alvo, de forma que essa interação renda bons frutos

Por | 15/09/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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Um software de vendas pode ser um grande aliado de uma marca, pois informatiza e unifica processos comerciais, centralizando em um só lugar diversas informações estratégicas para o engajamento e relacionamento com consumidores. Seu bom uso possibilita a criação de uma verdadeira base de dados sobre um público-alvo, de forma que essa interação renda bons frutos. No entanto, é essencial ter cuidado ao utilizá-lo, pois aproveitá-lo incorretamente pode ocasionar em perda de vendas e clientes.

Confira abaixo os erros mais comuns que devem ser evitados na utilização de um software de vendas:

1.Não saber quem é seu cliente
Não conhecer seu público-alvo é uma falta muito grave para qualquer negócio, pois tempo e dinheiro acabam sendo desperdiçados com ações que não vão gerar receita, já que um potencial cliente deixa de ser atingido. Por outro lado, também, tentar engajar alguém que não está interessado em determinado serviço - com propagandas e tentativas de aproximação, por exemplo - pode causar irritação e rejeição à marca. As incansáveis ligações de telemarketing, que insistem em contatar em horários inoportunos oferecendo soluções que, muitas vezes, não interessam ao destinatário são um bom exemplo disso.  

2.Utilização de canais errados
Cada tipo de consumidor prefere um canal específico para se comunicar com sua marca favorita, seja ele mídias sociais, telefone, e-mail, chat online etc. Dessa forma, as empresas devem saber a melhor forma de fazer esse contato. Investir em comunicação via e-mail com um cliente que é adepto de mídias sociais, por exemplo, pode gerar perdas de oportunidades de negócio. Os softwares de vendas costumam indicar com detalhes com quais canais o consumidor costuma interagir mais, o que orienta as empresas na hora de estreitar relacionamento.

3.Falta de informações alinhadas
Algo que, infelizmente, se tornou comum para os clientes é a falta de informações padronizadas nos diferentes canais de contato com as empresas.  O indivíduo que vai a uma loja física e questiona algo sobre seu produto recebe informações distintas quando liga ou faz uma pergunta via redes sociais. Isso gera desconfiança e pode transformar um potencial cliente em crítico da marca. Como esses softwares permitem a interação por meio de qualquer canal em uma única plataforma, é ideal que as informações sobre produtos e procedimentos sejam padronizadas para todos os setores da empresa.

4.Desconhecimento da concorrência
Conhecer o concorrente é ideal na hora de tentar vender um produto. Dessa forma, uma marca consegue antever e mostrar ao seu público seus diferencias e por que deve ter preferência na hora da escolha dos serviços ou produtos. Isso também permite uma análise de mercado, que permite um direcionamento a um grupo de indivíduos que são mais receptivos a uma empresa em questão. Tentar impor uma marca em um terreno dominado pela concorrência não é boa ideia e pode ser invasivo.

5.Estar desatualizado quanto ao próprio produto
Uma das razões que fazem um indivíduo escolher uma marca é justamente a confiança de estar adquirindo algo de qualidade. Quando a própria empresa não sabe auxiliá-lo sobre a melhor maneira para aproveitar sua recente aquisição, algo grave está acontecendo. É necessário que toda a equipe por trás daquela marca seja submetida a treinamentos, para que todas as informações estratégias estejam na ponta da língua sempre. O próprio software de vendas reúne diversos dados analíticos dos produtos, o que deve ser utilizado a favor da empresa.

Por: Flávio Vasconcelos

Gerente de CRM da AX4B


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