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Tendência: Branded Stories

Nada de atores ou celebridades dando endossos duvidosos com falas decoradas. O negócio é encontrar gente que realmente usa o produto ou que tenha uma história e valores da marca

Por | 15/04/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

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Já repararam como, para demonstrar seus valores e atributos, diversas marcas estão usando e se apropriando de histórias reais e estilos de vida de pessoas desconhecidas do grande público? Nada de atores ou celebridades dando endossos duvidosos com falas decoradas. O negócio é encontrar gente legal que realmente usa o produto, ou que tenha uma história e valores que personificam bem as crenças da marca e exibir isso em um material que deixe bem clara a associação.

Não raro, o resultado acaba sendo muito mais vivo, quente, crível e emocional. Uma tendência que identificamos e estamos chamando de "Branded Stories" aqui na iris. Comecei a relembrar algumas campanhas com essa característica e separei aqui pra exemplificar:

Vans - #LIVINGOFFTHEWALL
Uma série com 25 vídeos (contando com trailers e teasers), onde cada capítulo trás a história de alguém ou de algum grupo que vive com criatividade e originalidade. Confira a série completa aqui e um exemplo abaixo, falando sobre o músico Nekro:

IKEA - Bedroom Stories
Campanha da IKEA com, por enquanto, dois filmes, que mostra como os móveis da marca correspondem bem às necessidades de pessoas com estilos de vida bem específicos, fazendo um resumo de seus perfis. Abaixo Frank, o Cosplayer e aqui Michele, a mãe.

Guinness - Sapeurs
A cervejaria Guinness viu em uma sociedade de pessoas elegantes do Congo, conhecidas como Sapeurs uma ótima representação de seu lema "Made of More" e fez um documentário para mostrar isso. São pessoas que não deixam seu emprego ou condição financeira definir quem são, mas sim sua postura e atitude de respeito. Abaixo o comercial e aqui o documentário completo.

Bounty: Paper Towel Artist
A marca Bounty descobriu um senhor especialista em fazer pinturas usando seu papel toalha e resolveu patrocinar uma exposição do cara, além (é claro) de produzir um belo vídeo contando o caso.

Honda: Million Mile Joe
Tomando conhecimento de um sujeito chamado Joe, que estava prestes a completar um milhão de milhas rodadas com um Accord 1990, a Honda resolveu preparar uma surpresa pra honrar esta história com o produto (e, de quebra, mostrar pra todo mundo esta incrível durabilidade): uma parada inteira em homenagem a Joe e um carro novo de presente. Tudo devidamente registrado.

Volkswagen: Once More. The Story Of VIN 903847
Documentário de quase 30 minutos da Volks, contando a história de Paul Loofs e seu Fusca 1955, que tem até nome e deu a volta ao mundo nada menos que 3 vezes.

Dermablend Professional - Camo Confessions
A marca de maquiagens Dermablend recentemente fez 3 vídeos com depoimentos de pessoas que possuem peles diferentes do padrão, por diferentes motivos. Elas falam sobre suas dificuldades num tom confessional e contam como sua condição mudou sua relação com maquiagem e sua noção de beleza. Com essa abordagem a marca consegue muito mais empatia, por mostrar entender seu negócio de uma maneira muito mais emocional e profunda do que o mundo da moda geralmente faz. Confira a campanha aqui e um vídeo abaixo:

Volkswagen - Os últimos desejos da Kombi
Na despedida de um de seus modelos mais icônicos, a Volks fez um belo documentário (6 meses de produção), mostrando como a Kombi foi importante na vida de algumas pessoas. O vídeo termina com um encontro do carro com o filho do designer que o criou.

Legal, né? Some a isso iniciativas como a da agência que contrata modelos baseada em personalidade e... seria o fim do merchan tradicional com artistas? Das propagandas com ficção? Claro que não, ninguém quer só documentário o tempo todo, e nós sempre teremos espaço pra um bom roteiro, mas fica a dica para mantermos os olhos e a comunicação abertos para poder sempre identificar se já não existe uma ótima e cativante história prontinha para ser contada ou um personagem interessante, que represente bem sua marca, e apenas está fora do holofote.
Vamos acompanhar o desenvolvimento desta trend.

Por: Flávio Particelli

Coordenador de inovação da agência Iris Router


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