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Criatividade como habilidade de liderança do profissional de Marketing

Muitos acreditam que criatividade é apenas a criação de algo novo e de preferência na área tecnológica. Este é um erro de um passado com ações muito previsíveis e metódicas

Por | 16/09/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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Os tempos atuais exigem dos profissionais muitas habilidades. Habilidades que antes não eram necessárias ou muitas vezes não faziam diferença no nosso processo de desenvolvimento pessoal e profissional. O mundo estava repleto de estabilidade e previsibilidade, não precisávamos mudar ou evoluir, estávamos presos ao que nos guiava e não contestávamos as regras e a rigidez imposta.

Hoje, o mundo mudou muito e em pouco tempo. Transformações profundas aconteceram nos últimos 30 anos da humanidade, transformações que alteraram nossa percepção sobre as empresas, os indivíduos e a sociedade. Hoje, precisamos ser muito mais flexíveis, pois não há certeza sobre nenhuma situação econômica ou política.

A flexibilidade é ponto chave dos grandes líderes, ou seja, são pessoas que para continuar sua trajetória entenderam que é preciso ser flexível diante das intensas mudanças que passamos. Flexibilidade não significa ser uma pessoa instável, sem opinião, sem credibilidade. Flexibilidade significa olhar além do que é esperado, é captar com antenas receptoras tudo o que pode agregar e melhorar sua situação atual, é transpor-se para uma nova maneira de pensar e encarar o mundo.

Então, como podemos ser mais flexíveis diante das mudanças repentinas?
Flexibilidade e criatividade andam juntas, uma pessoa criativa é flexível, pois procura olhar com outra percepção sobre o que está acontecendo com o momento atual brasileiro.

Muitos acreditam que criatividade é apenas a criação de algo novo e de preferência na área tecnológica. Este é um erro de um passado com ações muito previsíveis e metódicas.

A criatividade surge principalmente nos momentos de dificuldade, onde precisamos encontrar soluções para eliminarmos nossos problemas cotidianos dentro e fora das empresas.

Segundo pesquisa da PWC publicada em junho de 2015 na revista Você S/A, 96% dos executivos consideram a criatividade essencial para as empresas, entretanto apenas 22% tiveram êxito ao aplicar a criatividade no cotidiano das corporações.

Esta situação acontece porque o conceito de criatividade ainda está muito atrelado a definições arcaicas voltadas apenas a tecnologia, mas a criatividade é uma habilidade de liderança a ser desenvolvida principalmente pelos profissionais de comunicação e marketing.

Uma pessoa criativa consegue associar ideias novas dentro de contextos novos e em momentos de crise, como os que estamos passando no Brasil, é a criatividade que nos ajuda a abrir novos caminhos e novas perspectivas.

Essa habilidade precisa ser desenvolvida e trabalhada pelos profissionais de comunicação e marketing, pois quando a criatividade é aplicada a qualquer tipo de negócio ela traz como resultado a inovação e inovação é a melhor vantagem competitiva de qualquer empresa e até mesmo de seus colaboradores.

Para a inovação acontecer precisamos de pessoas engajadas e comprometidas com seu papel no ambiente de trabalho e que utilizem a comunicação e os profissionais que trabalham com esta área para criar espaços de cooperação e com contínuo fluxo de troca de informações.

Quando os profissionais de uma empresa valorizam uma cultura voltada à criatividade, encontramos mais oportunidades para que juntos possamos cooperar e trabalhar em equipe.

E quanto mais encontramos essas oportunidades, mais construímos relacionamentos interpessoais com sinergia e empatia, portanto, podemos nos tornar líderes criativos e motivadores para nossas equipes.

É importante lembrar esta definição dos autores Philip Kotler e Fernando Triás de Bes sobre criatividade em tempos difíceis: "Criatividade é mais a arte de lidar com as impossibilidades do que a capacidade de solucioná-las".

Por: Flávia Mendes

Flávia Mendes é professora e pesquisadora de instituições como SENAC, Belas Artes e UNIFIEO. Consultora na FCMMendes. Desenvolvimento e Treinamento em Comunicação e Marketing.


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