Você está onde seu cliente está? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Você está onde seu cliente está?

Uma estratégia de canais bem estruturada permite que o cliente compre onde estiver e da forma que preferir, aumentando as suas oportunidades de venda

Por | 21/08/2013

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Muitos empreendedores começam os seus negócios com a preocupação de lucrar em curto prazo. De olho nos custos, encargos, estoque, manutenção e treinamento da equipe, eles muitas vezes não possuem uma estratégia clara para a expansão do negócio. Quando uma empresa já está há algum tempo no mercado, com um número estável de clientes, se torna cada vez mais difícil continuar crescendo sem ampliar sua cobertura de mercado. Neste momento, a saída é diversificar sua atuação para atingir e conquistar novos clientes.

Oferecer novos canais de vendas para a comercialização do seu produto ou serviço é uma excelente estratégia para alcançar consumidores que possuem hábitos de compra diferentes daqueles que já conhecem a sua marca. Uma estratégia de canais bem estruturada permite que o cliente compre onde estiver e da forma que preferir, aumentando as suas oportunidades de venda.

Você pode, por exemplo, desenvolver um e-commerce para sua loja física. Ou oferecer o seu produto em lojas multimarcas nas regiões em que não seria tão vantajoso abrir uma loja própria. Distribuidores, força de vendas própria, representantes comerciais, loja multimarcas, loja exclusiva, e-commerce, venda porta-a-porta, o leque de canais de venda para atender o cliente é grande. Por isso, é imprescindível que você conheça a fundo o seu público alvo e estude os seus hábitos de compra para definir qual o melhor mix de canais para a sua empresa. Deve-se levar em consideração, também, que cada canal possui uma logística própria com necessidades específicas de pré e pós-venda.

Para que seus canais funcionem em harmonia, como uma orquestra, é necessário adequá-los ao seu modelo de negócio, definindo políticas claras para cada um. Uma estratégia de canais bem afinada minimiza conflitos e aumenta a sua cobertura de mercado, conquistando novos clientes e fidelizando aqueles que sua empresa já possui. Independente de quais sejam os canais escolhidos, procure disseminá-los com o DNA da sua marca, de modo que a experiência de consumo oferecida ao cliente em cada um deles seja consistente e coerente com os seus valores.

Por: Filomena Garcia

Sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e franchising. Coautora dos livros ?Franchising ? Uma estratégia para expansão de negócios? e ?Marketing para Franquias?


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss