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Comunicação nos diversos Canais de Venda

Uma estratégia de canais bem estruturada permite que o cliente compre onde estiver e da forma que preferir, aumentando as suas oportunidades de venda

Por | 15/04/2013

pauta@mundodomarketing.com.br

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Quando uma empresa já está há algum tempo no mercado, com um número estável de clientes, se torna cada vez mais difícil continuar crescendo sem ampliar sua cobertura de mercado. Neste momento, a saída é diversificar sua atuação para atingir e conquistar novos clientes.

Oferecer novos canais de vendas para a comercialização do seu produto, ou serviço, é uma excelente estratégia para alcançar consumidores que possuem hábitos de compra diferentes daqueles que já conhecem a sua marca. Uma estratégia de canais bem estruturada permite que o cliente compre onde estiver e da forma que preferir, aumentando as suas oportunidades de venda.

Para ampliar os horizontes de sua empresa, é preciso estar onde o cliente está. Porém, para garantir que o seu público-alvo seja efetivamente atingido e tenha uma experiência de consumo consistente com os valores de sua marca em qualquer canal que ele escolha, você precisará desenvolver e trabalhar a sua comunicação.
 
Não basta apenas informar sobre o produto ou serviço comercializado. É importante estabelecer um "diálogo" constante com seu público-alvo, envolvendo-o em suas campanhas e ações institucionais. Criar e manter esse diálogo, mesmo quando sua empresa atua em um único canal, não é uma tarefa simples. Por esse motivo, é muito comum que os empreendedores enfrentem dúvidas e percalços ao definir e implementar a estratégia de comunicação quando a atuação da empresa é multicanal.

Um dos erros mais frequentes é replicar a comunicação criada para um canal de venda em outro, sem qualquer adaptação. Por exemplo, utilizar um anúncio criado para veiculação tradicional em revistas numa ação de email marketing. Ao optar por um determinado canal, o consumidor leva em consideração - de maneira consciente ou não - fatores como conveniência, agilidade, preço, atendimento, experiência sensorial e linguagem.

Para que sua comunicação alcance o máximo de eficiência em um canal, ela precisa estar alinhada com a expectativa dos consumidores que o utilizam em relação a esses fatores. Em outras palavras, ela precisa falar a língua daquele meio. Dentro do nosso exemplo, as imagens estáticas, características das mídias impressas, tem pouco ou nenhum apelo junto ao público dos canais online que, acostumados à linguagem dinâmica da internet, preferem vídeos e fluxos de informação em tempo real.

Para evitar essa situação, algumas empresas optam por delegar a cada canal a autonomia para criar e desenvolver sua própria comunicação. Essa independência absoluta, porém, pode resultar em uma comunicação descoordenada e sem identidade, confundindo consumidores e afetando de maneira prejudicial a imagem da marca.

Para ser efetiva, uma estratégia de comunicação precisa abranger todos os canais em que a empresa atua utilizando uma linguagem específica para cada um deles, e não simplesmente replicando a mesma comunicação. Para isso, é preciso conhecer muito bem o perfil e os anseios do consumidor de cada canal e a linguagem característica das mídias disponíveis para dialogar com o público em cada um deles. Tenha em mente que o objetivo principal da comunicação é disseminar o DNA de sua marca e o seu portfólio de produtos ou serviços de forma a atender o consumidor onde ele estiver.

Que tal olhar agora mesmo a comunicação da sua empresa com o olhar do cliente?

Por: Filomena Garcia

Sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e franchising. Coautora dos livros ?Franchising ? Uma estratégia para expansão de negócios? e ?Marketing para Franquias?


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