Franquias: empreender com menor risco | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Franquias: empreender com menor risco

Franquia estará na pauta de todos aqueles que pretendem abrir o seu negócio próprio ? seja pela sua expressão econômica, pela visibilidade que as marcas ganham em pouco tempo

Por | 18/03/2013

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Podemos considerar o mercado de franquias como um formato de varejo relativamente novo no Brasil, já que estamos falando de um pouco mais de três décadas desde que esse conceito começou de fato a tomar mais corpo e atuar com os modelos mais estruturados que conhecemos hoje. Apesar de jovem, este é um mercado que vem tendo um crescimento muito expressivo se comparado a outros segmentos, graças à adesão de novas marcas ao sistema e do espirito empreendedor que faz com que mais pessoas acreditem no seu potencial e partam para uma carreira solo, tendo o seu próprio negócio.

E como a essência principal do franchising é você replicar um modelo que já demonstrou ser sucesso, você não só possibilita um aprendizado mais rápido para o novo empreendedor, como também proporciona a ele um risco menor, se comparado ao de abrir um negócio sozinho e partindo do zero.

Essa é a grande mágica do franchising: ele funciona como uma alavanca que faz com que o crescimento de uma empresa se multiplique simultaneamente para várias empresas e num curto espaço de tempo. Aquecendo a economia, gerando novos empregos e chegando até os consumidores - das cidades menores às grandes metrópoles - sem nenhuma discriminação na oferta dos seus produtos ou serviços.

O amadurecimento do setor também possibilitou a entrada de diferentes perfis de investidores. Desde aquele que pretende somente substituir seu emprego por um negócio próprio, para ter uma renda que atenda as suas necessidades, até grandes investidores que administram 10, 20 ou mais franquias. Esse movimento fez com que o setor se profissionalizasse ainda mais, à medida em que as empresas franqueadoras precisam estar cada vez mais capacitadas para atender as expectativas de quem já tem histórias de sucesso para contar em sua carreira. Com isso todos ganham, pois franqueadores também aprendem com seus franqueados e vice versa.

Por se tratarem de um investimento de menor risco, já que o modelo foi previamente testado, as franquias também tem atraído cada vez mais os jovens que, recém formados, ainda não possuem grande experiência profissional, mas contam com garra e energia para absorver todo o conhecimento sobre como gerir um negócio.

Esse aprendizado é fantástico, pois todos os erros e acertos de um franqueador irão encurtar o caminho de um novo empreendedor no seu negócio. É aprender através da experiência do outro. Mas é importante ressaltar que minimizar o risco não significa risco zero. Qualquer negócio, por si só, já traz intríseco algum risco.

Portanto, cada vez mais, franquia é um assunto que está ou estará na pauta de todos aqueles que pretendem abrir o seu negócio próprio - seja pela sua expressão econômica, pela visibilidade que as marcas ganham em pouco tempo, ou simplesmente pelo bom retorno sobre o investimento - e das empresas que desejam alçar voos mais altos, saindo de sua terra natal e ganhando novos ares por esse Brasil que não para de crescer.

Por: Filomena Garcia

Sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e franchising. Coautora dos livros ?Franchising ? Uma estratégia para expansão de negócios? e ?Marketing para Franquias?


Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss