Artigos

Ao vivo - Hacks de Marketing Digital para enfrentar a crise
Publicidade
Publicidade

Marketing para Novas Franquias, o que fazer?

O ponto de venda assume um papel ainda mais importante no cenário atual

Por Filomena Garcia - 27/05/2011

Por Filomena Garcia*

Quando se pensa em uma unidade nova, a primeira questão que se deve ter em mente é que não se trata de mais uma ação do dia a dia, mas de um novo franqueado que estará colocando no ar todas as suas expectativas e todo o conhecimento que adquiriu durante o período de treinamento até a inauguração da loja.

Além do novo franqueado, devemos pensar que uma determinada região também estará recebendo uma nova marca, com serviços e produtos que irão atender a um determinado público e tudo que se espera é uma ótima campanha de lançamento da unidade, assim como serviços que superem as expectativas dos consumidores.

Sob esta visão, o Marketing deverá trabalhar fortemente campanhas de ponto de venda e divulgação que deverá começar muito antes do início do funcionamento da unidade. Isso pode ser realizado através de um trabalho de Assessoria de Imprensa através do mapeamento das publicações locais ( rádio, jornais, sites,entre outros) que mais tiverem sinergia com o principal público da marca. Outra ação importante são as ações de relacionamento, onde, pode-se formar uma parceria com os lojistas da região, deixando material de divulgação em seus estabelecimentos e oferecer aos clientes da loja vantagens de compra de produtos ou serviços. Outro bom exemplo é antes mesmo da inauguração, fazer uma ação de cadastro dos clientes, através da instalação de um quiosque, com benefícios diferenciados para os clientes.

Com relação a campanhas e promoções, além das que estiverem no ar para toda a rede, é fundamental a criação de ações promocionais dirigidas e exclusivas da unidade, como forma de atrair a visitação do maior número de clientes. Mas, para as promoções serem bem-sucedidas, é preciso ter um planejamento estratégico que respeite as regras, formas e prazos de utilização das ações, que devem ser definidas pela franqueadora ou agência de publicidade.

E, por último, todo o cuidado com o ponto de venda, que é o campo mais importante do varejo, onde tudo acontece. Afinal, é neste espaço que acorre a decisão de compra. É lá também que o consumidor vivencia a experiência de consumo da marca, interage com a equipe e tem acesso aos produtos e serviços. Se não bastasse tudo isso, o ponto de venda assume um papel ainda mais importante no cenário atual. Com uma vida corrida, o consumidor exige cada vez mais conveniência e novas experiências a cada visita. Por isso, o ponto de venda deve ser tratado como o verdadeiro santuário da sua empresa. 

* Filomena Garcia é sócia diretora da Franchise Store e autora do livro “Marketing para franquias – As melhores práticas para franqueadores e franqueados”.

Por: Filomena Garcia

Sócia-diretora da Franchise Store e Coautora de ?Marketing para Franquias?