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14 táticas para conseguir mais e-mails para sua lista

Tática de recebimento de newsletter é antiquada e traz baixa taxa de conversão. Oferecer um ímã de lead é a estratégia mais eficaz para construir uma boa base de dados

Por | 04/07/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Você pode chamar as pessoas que seguem os feeds de mídia social da sua marca de "fãs" ou "amigos" se quiser, mas é bem provável que a maioria delas seja, no máximo, conhecidos casuais. É difícil que vejam suas mensagens ou venham quando você ligue.

As pessoas que realmente querem saber o que está acontecendo com sua empresa e os produtos que ela oferece estão em sua lista de e-mails, o que na maioria das vezes está diretamente relacionado aos seus esforços de marketing de conteúdo.

O e-mail marketing é uma alta prioridade na sua empresa?

Deveria ser. Aqui está o porquê:

· Canal mais usado: até o final de 2019, o número de usuários de e-mail em todo o mundo aumentará para mais de 2,9 bilhões. Mais de um terço da população mundial utilizará e-mail até o final de 2019. (Fonte)

· Propriedade: o e-mail é totalmente baseado em permissão. Você envia mensagens para pessoas que lhe deram permissão para fazer isso e, portanto, são mais receptivas às suas mensagens. Ao contrário dos canais de mídia social e de pesquisa, você é dono da sua lista e não precisa se preocupar com as mudanças frequentes de regras e algoritmos.

· Pessoal e privado: o e-mail permite que você se comunique diretamente, pessoalmente e em particular. Nenhum sistema limita seu alcance.

· Segmentado: mais uma vez, você se comunica com pessoas que demonstraram interesse em seus produtos e conteúdo. Os dados coletados permitem que você forneça conteúdo oportuno e relevante e ofertas para obter melhores resultados.

· Intenção: um clique de um e-mail é o resultado de que alguém leu seu assunto, abriu o e-mail, leu a mensagem e investiu tempo para visitar seu site. Não é por acaso que o visitante está na sua página de destino.

· ROI: o e-mail geralmente supera todos os outros canais. 73% das empresas classificam o e-mail marketing como excelente ou bom quando se trata de ROI.

As metas mais importantes para os anunciantes por e-mail.

Pesquisas recentes indicam que as duas metas mais importantes para os anunciantes por e-mail - e desafios críticos para alcançá-los - são (1) aumentar a taxa de conversão de inscrições e (2) melhorar o valor do conteúdo.

Os anunciantes por e-mail creditam publicidade de mídia social, marketing de conteúdo e otimização de mecanismo de pesquisa como as três táticas de crescimento mais eficazes.

A lista acima inclui quatro táticas adicionais que 31 a 36% consideram eficazes, no entanto, parece que a pesquisa Ascend2 deixa de fora o que poderia ser a nova estrela para acelerar o crescimento da lista de e-mail… Distribuição de conteúdo através de publicidade nativa.

Como soa alcançar mais um bilhão de novas pessoas em potencial?

É surpreendente que as escolhas da pesquisa Ascend2 não incluam publicidade nativa. Aqui está o porquê:

· Desde o final de 2017, a plataforma de descoberta de conteúdo Taboola atinge 43,6% dos usuários de internet em todo o mundo, de acordo com os rankings Key Measure da comScore.

·Nos EUA, onde a Taboola foi lançada pela primeira vez, o alcance da audiência aumentou para 89% de todos os usuários de desktop.

Por meio da rede Taboola, você pode encontrar e engajar mais de um bilhão de usuários em sites de publishers premium e impulsionar o tráfego necessário para acelerar o crescimento de sua lista de e-mail.

14 táticas para conseguir mais assinantes de e-mail.

A maioria das empresas se apoia em um modo antigo para criar suas listas de e-mail: o recebimento de newsletters. Eles simplesmente colocam um formulário em várias páginas de seu site e blog que diz: "Inscreva-se em nossa newsletter".

Você vê algo interessante nessa oferta?

A tática é antiquada e ineficaz. A menos que você esteja satisfeito com a conversão a uma taxa de 0,001, precisará de estratégias mais fortes se quiser acelerar o crescimento da lista de e-mails.

Apresentamos uma lista delas agora. Tenha em mente que algumas terão um desempenho melhor do que outras, por isso, tente o maior número possível e duplique as táticas que se mostrarem eficazes.

Crie ímãs de lead: Você poderia chamar essa de primeira dica, "Ofereça algo de valor". Você poderia chamar de incentivo de inscrição ou outras coisas. Chame como quiser, mas entenda, oferecer um ímã de lead é a estratégia mais eficaz para construir sua lista de e-mail. Um ímã de lead é uma oferta gratuita que você faz em troca de um endereço de e-mail (e possivelmente informações adicionais). Os ímãs de lead podem assumir muitas formas. Exemplos populares incluem:

- eBook

- Dicas

- Checklist

- Estudo de caso

- Mini-curso

- Ferramenta ou modelos

- Webinar

- Avaliação

- Teste grátis ou amostra

- Consultoria

- Cupom

Quer mais ideias de ímã de leads? As ideias citadas acima fazem parte de uma lista de 50 ideias de ímãs de leads.

Seja generoso, mas guarde um pouco também. Ou seja, atraia leitores com excelente conteúdo, mas inspire-os a se inscrever para receber uma recompensa premium. A imagem acima é um exemplo. Nesse post, eu mostro 10 ideias de ímã de leads, mas ofereço um download para 50 ideias. Os anunciantes de marketing digital costumam chamar isso de tática de "atualização de conteúdo".

Faça um concurso ou dê um brinde. Concursos e brindes não são apenas convincentes, eles podem ter bônus adicionais:

- Você pode criar seu concurso para coletar informações úteis, além de endereços de e-mail.

- Concursos de foto, vídeo ou textos permitem que você colete conteúdo gerado pelo usuário.

- Eles podem inspirar os participantes a compartilhar.

- Eles podem inspirar os concorrentes a continuar voltando ao seu site.

Os concursos são incríveis para coletar endereços de e-mail. Além disso, eles podem ajudar você a coletar dados adicionais, incluir ofertas, usar elementos interativos para aumentar o envolvimento e inspirar clientes em potencial a criar conteúdo para você.

Adoce o negócio. Embora não haja troca de dinheiro, pense no processo de inscrição como uma transação. O assinante entrega algo de valor, seu endereço de e-mail. Você pode retribuir oferecendo benefícios exclusivos para assinantes ou "membros".

Faça campistas felizes mais felizes. Pense um pouco sobre o posicionamento de seus formulários de inscrição. Um excelente local para solicitar uma inscrição é na parte inferior da postagem do blog. Meu raciocínio aqui é simples... Ao conseguir que um leitor chegue ao final do post, você os envolveu com sucesso. Eles provavelmente querem mais.

Experiência com pop-ups. Todos os tipos de serviços de marketing agora facilitam a experiência com pop-ups que aparecem com base no comportamento do usuário. As opções incluem formulários pop-up programados, baseados em scroll, e o agora popular, truque de saída.

Aproveite os vários assistentes e tipos de formulários oferecidos pelo seu provedor de serviços de e-mail, plataforma de automação de marketing, ou adquira um plano acessível de um serviço especializado de inscrição. Os exemplos acima vêm de Get Response, que é o serviço que eu uso.

Siga o dinheiro. Se você estiver fazendo eCommerce, SaaS ou vendendo a página de alguma forma, adicione uma caixa de "inscreva-se para receber nossa newsletter" na sua página de checkout. Você ganhou um cliente, dê a ele um motivo para se tornar um assinante também.

Estabeleça expectativas. Ninguém acorda de manhã pensando: "Este é um ótimo dia para entrar em mais listas de e-mail". Você pode superar o medo da perspectiva de inscrever-se ao revelar com que frequência eles receberão e-mails de sua empresa e mencionar o que eles realmente receberão.

Teste essas coisas: conforme você está coletando, há vários tipos de táticas para aumentar sua lista de e-mails e, assim, a experimentação está em ordem. Teste A/B suas ofertas, designs de formulários, posicionamentos de formulários, frases call-to-action ou qualquer variável que possa afetar a conversão.

Incremente seus CTAs. Mencionei o call-to-action (CTA) acima. Pesquisas frequentemente mostram que CTAs populares e chatos, como "Inscreva-se agora", não têm tanto sucesso como abordagens mais interessantes como:

- Primeira pessoa - Envie-me minha folha de respostas.

- Benefícios - Ensine-me seus segredos de conversão.

- Linguagem divertida - Agite minha caixa de entrada.

Leve para o off-line. É obviamente um pouco mais complicado (e mais envolvido) coletar endereços de e-mail em domínios além do seu site, mas vale a pena tentar. Você pode tentar coletar endereços de e-mail com folhas de inscrição e cartões de visita em feiras de negócios, eventos, lojas e onde quer que os negócios o levem.

Crie e promova uma página de destino. Crie uma página de destino explicitamente para converter novos assinantes (obviamente, a oferta ajudará) e promova-a colocando um link para ela em seus perfis de mídia social e e-mails. Você pode considerar em promovê-la nas atualizações de mídia social que você "fixa no topo".

Use prova social. É sempre uma boa ideia colorir suas comunicações com prova social. Aqui estão algumas técnicas persuasivas para estabelecer credibilidade e construir seu fator de confiança:

- Cite quantos inscritos estão na sua lista.

- Inclua depoimentos de inscritos.

Não seja ganancioso. Formulários gananciosos ou carentes reduzirão suas taxas de conversão. Solicite apenas os dados que você precisa. É claro que, se você está tentando qualificar clientes potenciais, pode preencher seus formulários com campos adicionais, mas formulários que solicitam apenas um endereço de e-mail (ou endereço de e-mail e nome) aumentarão sua taxa de inscrição.

Vá em frente e aumente sua lista.

Mais uma vez, sua lista de e-mail é um ativo que você possui e controla. Você não luta com as mudanças constantes que a pesquisa e social trazem.   

Valorize o ativo. Construa o ativo. Ofereça algo de valor e promova-o nos canais certos e faça da publicidade nativa um deles se quer multiplicar seu alcance em grande escala.

Por: Fernando Tassinari

Diretor-geral no Brasil da Taboola, principal plataforma de descoberta de conteúdo do mundo, servindo mais de 1 bilhão de usuários únicos por mês. A Taboola oferece recomendações de conteúdo personalizadas, em parceria com os principais editores, marcas e anunciantes do mundo para impulsionar o desenvolvimento, engajamento e monetização de audiência. A Taboola também capacita equipes editoriais, de produtos e de vendas com soluções baseadas em otimização de páginas em tempo real, ofertas de publicidade nativas robustas e muito mais.


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