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Como gerar leads para sua startup B2B via Marketing de conteúdo

Segmentar temas que atraiam compradores em potencial é tão fundamental quanto utilizar promoção por publicidade nativa. Artigo orienta sobre modelo fechado e aberto

Por | 10/05/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Startups são uma espécie especial. Você precisa de crescimento rápido para sobreviver. Não pode se permitir os mesmos erros que as empresas estabelecidas podem enfrentar. Um erro que o AirBnB, por exemplo, pode superar, pode acabar com uma startup comum.

E, enquanto as grandes empresas podem criar conteúdo seletivo, você precisa criar conteúdo que não apenas construa sua marca e engaje com o público-alvo, mas também impulsione resultados mensuráveis (por exemplo: geração de leads).

Aqui estão algumas dicas para te ajudar a garantir que todo esforço de marketing de conteúdo que esteja fazendo seja significativo e impulsione o crescimento rápido.

Segmente temas que atraiam compradores em potencial para sua empresa
Seu conteúdo pode atrair tráfego irrelevante ou segmentar consumidores para sua marca. Como startup, você não pode perder tempo com o primeiro. Você precisa que todo conteúdo criado atraia compradores em potencial para seu site.

E você quer que esses compradores potenciais convertam leads em seu site para que possa incentivá-los a se tornarem consumidores pagantes. Para fazer isso, você precisa entender quando usar conteúdo fechado ou aberto.

Conteúdos fechados X abertos
Basicamente, o conteúdo fechado é aquele que requer uma chave (e-mail, número de telefone, etc.) para ser desbloqueado e consumido. O conteúdo aberto é aquele que não pede informações e é totalmente gratuito.

Por que usar o conteúdo fechado?
É uma ferramenta sólida de geração de leads. Já se foram os dias em que tudo o que você precisava para gerar leads via conteúdo era simplesmente colocar formulários de inscrição em seu blog, pedindo aos leitores que enviassem seus e-mails para receber mais conteúdo. As coisas mudaram, obviamente. Agora as pessoas precisam de mais razões do que "Inscreva-se na nossa newsletter" para entrar para sua lista. Elas recebem talvez centenas de e-mails de outras marcas. Você precisa de um conteúdo fechado que faça uma promessa específica de valor concreto para convertê-las nos dias de hoje.

Mas o conteúdo aberto, por outro lado, também tem seus benefícios. Então, como você sabe onde usar o conteúdo fechado ou aberto para obter os melhores resultados?

Onde usar conteúdo fechado ou aberto
Saber onde usar esses dois tipos de conteúdo é importante. Um tema como 7 tipos de publicidade digital não vale a pena fechar. Por quê? Faça uma busca no Google e você pode obter essa informação em vários sites sem ter que enviar detalhes de contato em troca por ela.

Por outro lado, um tema como O estado da publicidade digital em 2017 tem melhores chances de gerar leads quando é fechado, porque contém informações que não podem ser facilmente encontradas em outros lugares - informações que valem a pena fechar.

Então, onde você usa conteúdo aberto? Onde você tem informações que não valem a pena fechar - que os leitores podem encontrar facilmente em outro lugar sem ter que dar informações de contato. Isso não significa que o conteúdo aberto não é útil. Pode ser útil para:

  • Impulsionar seus rankings de pesquisa
  • Manter um bom relacionamento com sua lista de e-mail
  • Fazer com que os clientes anteriores voltem ao seu site para continuar em suas mentes.

Fornecendo conteúdo fechado ou não, você precisa de promoção de conteúdo. Para destacar-se.

Seja intencional sobre a promoção de conteúdo por meio de publicidade nativa
Você pode ser intencional ou não intencional sobre sua promoção de conteúdo. Não ser intencional depende de pura sorte. Exemplo: Twittar sobre seu novo post não é intencional. Depois de cada tweet, você cruza os dedos esperando que seu post se torne viral sem ter uma maneira de rastrear quem o viu.

A promoção de conteúdo intencional, por outro lado, é voltada para garantir a exposição de seu conteúdo a uma grande quantidade de seus públicos-alvo. Assim, independentemente de você usar conteúdo fechado ou aberto, a promoção de conteúdo intencional é crucial.

O ex-vice-presidente do BuzzFeed, Jonathan Perelman, disse: "O conteúdo é o rei, mas a distribuição é rainha, e ela é quem manda. Não é suficiente criar um bom conteúdo".

É aí que entra a publicidade nativa. Neil Patel uma vez deu uma definição simples de publicidade nativa: "Basicamente, a publicidade nativa é uma tática que combina conteúdo promocional com o resto do conteúdo - conteúdo nativo - de uma página".

Eis um exemplo real de publicidade nativa:

A publicidade nativa é uma plataforma poderosa para atrair centenas e até milhares de olhares ao seu conteúdo. De acordo com um estudo da IHS, os consumidores interagem com anúncios nativos de 20% a 60% mais do que com anúncios tradicionais de banner.

Por quê? Os anúncios nativos se misturam bem com o conteúdo já existente em uma determinada página, como o exemplo acima, mas especialmente para o conteúdo fechado, quanto mais olhares você atrair ao seu conteúdo fechado por meio de publicidade nativa, mais leads você gerará por meio dele.

Startups enfrentam muitos obstáculos, mas seu produto vale a pena. Use essas dicas para atrair consumidores, combinando conteúdo fechado e aberto à promoção intencional. Entenda a publicidade nativa, e siga em frente enquanto sua empresa avança e cresce.

Por: Fernando Tassinari

Diretor-geral no Brasil da Taboola, principal plataforma de descoberta de conteúdo do mundo, servindo mais de 1 bilhão de usuários únicos por mês. A Taboola oferece recomendações de conteúdo personalizadas, em parceria com os principais editores, marcas e anunciantes do mundo para impulsionar o desenvolvimento, engajamento e monetização de audiência. A Taboola também capacita equipes editoriais, de produtos e de vendas com soluções baseadas em otimização de páginas em tempo real, ofertas de publicidade nativas robustas e muito mais.


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