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Como fazer um orçamento para descoberta de conteúdo

É preciso coragem para decidir aonde colocar o dinheiro, principalmente se a empresa está apenas começando. Especialista aponta quatro passos para tomada da decisão

Por | 27/02/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Não importa o quanto você tente evitar, um plano de marketing é essencial para o crescimento da sua empresa. Seus produtos e serviços não se venderão sozinhos, e o marketing é o método mais eficaz para transmitir sua mensagem e, como consequência, aumentar as vendas.

Já sabemos que o marketing é necessário, mas surpreendentemente, nem todas as empresas realmente investem o suficiente nele. Algumas acreditam erroneamente que as mídias sociais são o começo e o fim de um plano de marketing, no entanto, um plano robusto terá que incluir mais do que contas básicas de mídias sociais.

Desenvolver um orçamento de marketing não é para os fracos, e é preciso coragem para decidir aonde colocar o dinheiro, principalmente se sua empresa está apenas começando.

Investir muito pouco pode não dar resultados, mas investir muito vai tirar de outras partes cruciais do seu plano de negócios. Então, como você decide quanto investir do orçamento em descoberta de conteúdo, publicidade nativa e outros? Aqui estão quatro etapas simples para ajudá-lo a elaborar cuidadosamente um orçamento para marketing digital e descoberta de conteúdo.

1º passo: defina metas claras

Qualquer empresa notável te dirá que para alcançar o sucesso você terá que definir metas claras e atingíveis para sua empresa. O que você espera que seu marketing realize? Por exemplo, você quer alcançar a consciência de marca ou se classificar melhor nos motores de busca?

O segredo para decidir suas metas de marketing é analisar e avaliar em que momento você está. Os tipos de metas que você deve definir dependerão da etapa em que sua empresa está. Ao decidir sobre as metas de marketing, tente manter alguns objetivos realistas que tenham impacto na bottom line - qualquer coisa mais irá distraí-lo do que é mais importante. Você até pode colocar essas metas na lista de prioridades para saber o que precisa ser feito primeiro.

2º passo: veja o que deu certo (e o que não deu) no passado

Seria quase impossível construir e alocar um plano e orçamento de marketing sem olhar para trás e avaliar quais estratégias deram certo para sua empresa no passado.

Empresas e, especialmente, aquelas que estão começando, passarão por algumas tentativas e erros até estabelecer quais estratégias trazem os melhores resultados. Se um método específico funcionou bem, entenda por que e depois invista mais nele. Se um plano passado não está funcionando, não tenha medo de se livrar dele, a menos que você tenha uma ideia para melhorá-lo.

Olhando para pesquisa de marketing digital ao longo dos últimos dois anos, há evidências de que o e-mail marketing, o SEO e o marketing de conteúdo são os canais mais eficazes para ROI (econsultancy.com).

Invista seu dinheiro em estratégias que são mais bem-sucedidas, em vez de olhar para os custos.

DICA: investigue a concorrência

Se você é uma empresa nova, uma maneira eficaz de construir um orçamento de marketing é dar uma olhada no orçamento de marketing de seus concorrentes, modelá-lo ou copiá-lo. Certifique-se sempre de se comparar com uma empresa de tamanho semelhante ao seu.

3º passo: descubra quanto dinheiro você precisa investir (tempos de crise)

Saber o quanto você tem que investir em marketing é crucial - mas o que é mais essencial é saber como investir. Você não precisa ser um matemático de marketing para reduzir os números, mas terá que descobrir o quanto sua empresa tem que investir em marketing.

De acordo com Mention.com, seu orçamento total de marketing geralmente deve estar entre "5% e 15% de sua receita total", e o marketing digital deve formar uma parcela sólida do seu orçamento global de marketing.

Isso, claro, dependendo do tamanho da sua empresa, se você estiver lançando um novo produto ou serviço, a porcentagem pode crescer e, da mesma forma, uma empresa menor pode atingir apenas 2% da receita total.

Para ajudá-lo a diminuir os números existem ferramentas úteis como esta calculadora de orçamento da Leadgenix. Depois de ter uma base de orçamento, você pode dividi-la em quatro áreas principais: SEO, PPC, redes sociais e descoberta de conteúdo.

Tenha em mente que, uma vez que você definiu o orçamento, não precisa ser fixo e rígido, e você sempre pode ajustá-lo. Saber se seus investimentos estão realmente funcionando em direção a suas metas de marketing é muito mais importante do que manter seu orçamento original.

4º passo: como fazer o maior impacto

Quando você tiver seu orçamento de marketing pronto, ainda terá muito trabalho a fazer. Não importa onde tenha decidido manter q o investimento, cabe a você garantir que cada moeda esteja trabalhando duro.

De acordo com o Content Marketing Institute, os anunciantes B2B investiram 28% (em média) de seu orçamento total em marketing de conteúdo em 2016. O mais efetivo investiu 42%, e o mais sofisticado, 46%.

Os orçamentos de marketing estão mudando e as empresas estão investindo mais em descoberta de conteúdo. A descoberta de conteúdo pode funcionar basicamente em todos os nichos.

Os orçamentos de marketing devem ser estabelecidos no início de cada ano e depois revisados em cada trimestre para comparar e analisar os resultados. Se algo não estiver funcionando, pergunte-se por que, e faça as alterações necessárias. Independentemente do tamanho da sua empresa, um orçamento formal ajudará a determinar suas necessidades de marketing.

Por: Fernando Tassinari

Diretor-geral no Brasil da Taboola, principal plataforma de descoberta de conteúdo do mundo, servindo mais de 1 bilhão de usuários únicos por mês. A Taboola oferece recomendações de conteúdo personalizadas, em parceria com os principais editores, marcas e anunciantes do mundo para impulsionar o desenvolvimento, engajamento e monetização de audiência. A Taboola também capacita equipes editoriais, de produtos e de vendas com soluções baseadas em otimização de páginas em tempo real, ofertas de publicidade nativas robustas e muito mais.


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