Rodízio de comida japonesa, stand up comedy e promoção no Twitter | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Rodízio de comida japonesa, stand up comedy e promoção no Twitter

A transmissão de conteúdo é essencial e deve ser explorada pelo Marketing dessas empresas

Por | 16/07/2010

Compartilhe

Por Fernando Mainardi e Bernardo Tavares*

Lendo este título, você deve se questionar o que essas três coisas têm em comum. Certa vez, enquanto navegava pelo twitter, vi o seguinte post: "Stand up comedy é igual a rodízio de comida japonesa: você encontra em qualquer bar, mas é um pior que o outro." Fiquei impressionado como o autor conseguiu, em apenas 140 caracteres expressar tão bem a relação entre as duas modinhas da época.

Além delas, as redes sociais vêm se mostrando cada vez mai, uma outra modinha que veio pra ficar. Podemos dizer que, com o crescimento da internet e o aumento da geração de conteúdo pelos internautas, potencializado por ferramentas como blogs, Facebook e principalmente o Twitter, as marcas perceberam a necessidade de se exporem nestas redes. Hoje, o público presente nas redes sociais é bastante abrangente, não sendo formado apenas por jovens "antenados" ou pela geração "Y", por exemplo. Todos se aventuram neste universo.

As marcas têm procurado seu espaço, porém, devem fazê-lo sem serem invasivas. O ponto chave nessas situações é a produção de conteúdo ou ações que sejam atraentes para o consumidor. Se a marca tiver um bom posicionamento, o resto é branding. Ou seja, explorar os atributos da marca ou do produto nestas plataformas. No Facebook e no Twitter, por exemplo, o usuário tem certo controle sobre o recebimento de conteúdo de marca.

Para quem quer entrar neste mundo, é necessário alinhar a estratégia com o que os usuários já fazem na rede e explorar as características das diferentes plataformas. Aqui entra a utilização das redes sociais como canal para o Marketing Promocional. Ações promocionais neste meio permitem uma segmentação e um impacto quase cirúrgico no target, sendo possível estipular qual o grupo de interesse, a faixa etária e que região se pretende atingir.

Os usuários do twitter, por exemplo, gostam de compartilhar links e dicas interessantes entre si. Quando dividem algum dado novo, promovem e "retuitam" aquilo, ou seja, passam a mensagem adiante, dando os créditos para quem escreveu. Essa lógica também é válida para as empresas que visam aumentar o número de seguidores e sua visibilidade via Marketing Promocional em redes sociais.

Para atingir este objetivo, elas podem incentivar o crescimento do número de seguidores, premiando com brindes, por exemplo, aqueles que conseguirem mais seguidores para a marca. Também é possível oferecer prêmios para quem começar a seguir a marca e retuitar alguma frase. Outras possibilidades são premiações por meio de concurso cultural, como por exemplo, a frase mais criativa sobre uma marca.

Ter visibilidade fazendo com que os seguidores falem, sigam e "retuitem" a marca é fundamental para uma empresa que deseja entrar nas redes sociais e ampliar share of mind. Mas nem só de promoção vivem os twitters corporativos. A transmissão de conteúdo é essencial e deve ser explorada pelo Marketing dessas empresas. Abarrotar seu timeline de promoções apenas poderá fazer com que perca seguidores e ganhe a antipatia de outros.

Voltando a pensar no título deste artigo, as marcas devem ter cuidado para que o "tweet" utilizado como exemplo não ganhe mais um item comparativo e, de repente, se transforme em: "Rodízio de comida japonesa, Stand Up Comedy e Promoção no Twitter: todos oferecem, mas nem todo mundo sabe fazer direito".

*Fernando Mainardi diretor de criação da agência de promoções e eventos Plano1 e Bernardo Tavares é  Planner de Tendências e Inovação da agência de promoções e eventos Plano1.

Por: Fernando Mainardi e Bernardo Tavares




Comentários


Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss