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A sua marca tem um propósito?

O que exatamente é propósito?

Por Fernando Jucá - 08/02/2011

Por Fernando Jucá*

Em um nível pessoal, propósito é o que dá sentido para nossas vidas e nos move adiante. Propósito é aquilo que nos faz acordar mais motivados para ir trabalhar: não apenas porque estamos sendo bem pagos, mas porque sinceramente sentimos que fazemos a diferença no mundo.

É exatamente este conceito que aplicamos ao branding quando dizemos que propósito é o significado maior que organiza todos os outros relacionados a uma marca, trazendo uma declaração de como ela efetivamente contribui para a humanidade.

Mas, em palestras e discussões com executivos brasileiros, não raramente nos deparamos com uma equivocada interpretação do conceito de propósito, que pode ser resumida na frase: “ah, vocês estão falando de coisas como usar embalagens recicláveis ou apoiar causas sociais...”.

Nada disso. Ainda que louvável, esse tipo de prática surge como um “adendo”, como uma das ações que compõem as atividades da marca. É quase sempre um esforço – infelizmente nem sempre ancorado na realidade – de retratar a marca como uma entidade que também se preocupa com a sociedade.

Bom, propósito não é um adendo. É algo entranhado em tudo, tudo o que a marca faz e diz. Propósito não é uma iniciativa isolada, momentânea ou oportunista. Propósito não é “me too”, algo como “nós também protegemos o meio-ambiente”. Propósito é sim uma maneira única para organizar a contribuição da marca para o mundo. Propósito é algo que todos os colaboradores da marca respiram no seu dia-a-dia.

E a sua marca? Ela tem um propósito? Para ajudá-lo nesta reflexão, encerramos este artigo com um check-list básico de 3 perguntas:

- A marca tem um propósito, ou seja, ela traz para o mundo algo mais significativo do que produtos e serviços?

- A marca aufere lucros de um modo consistente com esse propósito?

- O propósito da marca a distingue de concorrentes, permitindo que ela obtenha maiores lucros?

Boa sorte!

* Fernando Jucá é Diretor Associado do Grupo Troiano de Branding.

Por: Fernando Jucá