Lições do Batman para as empresas | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Lições do Batman para as empresas

Com os diversos meios de comunicação disponíveis hoje, como as empresas devem decidir qual o melhor meio para se comunicar com o seu público? Vale a pena estar em todos os lugares?

Por | 23/09/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A velocidade com que as mudanças acontecem no mundo corporativo pode não assustar mais. Contudo, para muitas marcas ainda é difícil acompanhar este ritmo. E nesta hora é bom aprender com a experiência de um senhor que neste ano completa 75 anos de muito sucesso: o Batman.

Com os diversos meios de comunicação disponíveis nos dias de hoje - TV, rádio, revistas, jornais e, principalmente, a internet e as redes sociais - como as empresas devem decidir qual o melhor meio para se comunicar com o seu público? Vale a pena estar em todos os lugares?
                                        
O Batman nos mostra que é importante aproveitar as diferentes plataformas para dar mais abrangência ao discurso. O herói nos quadrinhos é um na série de TV e outro diferente do cinema. Ou seja, a marca deve adaptar seu conteúdo à linguagem de cada público.

É importante ter um personagem e dar tempo para o seu desenvolvimento para que, aos poucos, aconteça a adaptação a cada meio de comunicação. O Batman, por exemplo, primeiro foi apresentado na revista de outro personagem, ganhou a simpatia do público e conquistou o seu espaço. Depois, se aventurou dos quadrinhos para a TV, videogames, cinema, camisetas, livros... E aos poucos, o super-herói foi conquistando o mercado, e é desta maneira que as marcas devem proceder.

Mas não aprendemos apenas com a forma como a imagem do herói dos quadrinhos foi construída. A história e o enredo também têm muito a nos ensinar. Um exemplo é a equipe que cerca o Batman. É sabido que ninguém conquista nada ou chega a lugar algum sozinho. Por isso, contar com pessoas qualificadas e especializadas em suas funções é fundamental.

No time do Batman, cada um faz o que sabe: o Bruce Wayne veste a capa, o Lucius Fox comanda a Wayne Enterprise e o Alfred cuida da mansão. Todos se ajudam, mas cada um tem sua atuação principal.

Além de contar com uma equipe eficiente e qualificada, o Batman também busca parcerias, como com o Robin e a Batgirl, por exemplo. Cada parceiro tem uma personalidade e se identifica com diferentes targets, o que torna a história e por consequência o Batman mais humano.

Esses são alguns pontos da história do Batman que podem ser aplicados em qualquer organização. Mas vale ressaltar que estar sempre atualizado e acompanhando as mudanças do mercado é a principal qualidade do Batman e de qualquer empresa ou pessoa que não quer ficar para trás.

Por: Fernando Guntovitch

Presidente da The Group Comunicação e chairman da Worldwide Partners (WPI)


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss