Bom Dia!!! | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Bom Dia!!!

Consumidores e clientes também precisam ser tratados como amigos, não apenas por serem chamados pelo nome próprio e completo, mas pelo teor de emoções

Por | 28/08/2014

fernando@fmarketing.com.br

Compartilhe

Há mais ou menos um ano cumprimento alguns amigos pelo celular.  Logo cedo, envio um "Bom dia" acompanhado de uma imagem que reforce a mensagem. A ação não se iniciou por impulso. Selecionei os nomes aos quais gostaria de abraçar pela manhã, imaginei o tipo de saudação que gostariam de receber e adotei um horário que pudesse se adequar à rotina dos "eleitos", algo assim... após o despertador e antes da primeira buzina no trânsito.

Após o planejamento da campanha, disparei a primeira mensagem sem muitas expectativas de retorno, mas curioso para avaliar as reações. Os resultados foram surpreendentes para uma mídia digital e instantânea: metade do "mailing" retornou positivamente e creio que ao longo desses meses, 40% vêm mantendo a frequência quase que diária.

Em Marketing, toda vez que pesquisamos algo sobre o retorno da Comunicação Dirigida, chegamos a um número que raramente ultrapassa ao 10%, ou seja, a cada dez cartas enviadas, uma reage positivamente à mensagem. Os e-mails reagem um pouco menos e o telefone, um pouco mais. Estes números tímidos sempre me incomodaram. Já pensou se de cada dez amigos, apenas um respondesse a uma ligação sua?

Consumidores e clientes também precisam ser tratados como amigos, não apenas por serem chamados pelo nome próprio e completo, mas pelo teor de emoções. Significa dizer que a forma da mensagem talvez seja mais relevante que o conteúdo e que a simpatia seja mais sedutora que a técnica. Percebo que as empresas são ávidas por novos nomes, buscam bancos de dados e nem se preocupam com a extração das duplicidades. A peça de comunicação também recebe altos investimentos.

Entretanto, que esforço foi feito para se relacionar as atratividades da oferta com as necessidades do público alvo? Sei que muitos dos meus amigos esperam e gostam de receber o meu "Bom dia", mas confesso que alguns deles me pediram para tirar seus nomes da lista. Acham redundante um mesmo cumprimento diário e costumam dormir até mais tarde. Esses fatos também são ricos para refletirmos sobre a melhoria da nossa comunicação dirigida.

Conquistar a atenção e o interesse dos consumidores, insistindo na frequência de uma mesma mensagem, só dá resultado se a marca é muito conhecida. Mesmo assim, o risco de aborrecer o público é enorme e você poderá ser desprezado. Invista menos em frequência e foque mais em relevância.

Percebo que a imagem que acompanha as minhas mensagens são a grande isca de atratividade. São elas que justificam a saudação e não o contrário. De novo, a forma é mais importante que o conteúdo. De vez em quando, encontro algum amigo daquela outra metade... aquela silenciosa que nem levanta o polegar para dizer que gostou, mas também não mostra o dedo médio, para te mandar... sabe... Pergunto se gosta e quer continuar recebendo minhas mensagens. Diz que sim, que gosta e se anima com a saudação.

De fato, o maior desafio da comunicação é falar com os que não falam. Aqueles que estão com você, gostam da sua marca, compram seus produtos, mas não dão aquela "piscadinha". A estes, sempre dirijo algo mais segmentado pois talvez busquem um pouco mais de conteúdo e interação.

De qualquer forma, nunca se arrependa de cumprimentar seus clientes, seus amigos. Faça isso também aos que ainda não se aproximaram de você. E não se esqueça de que mais importante do que desejar um "Bom dia" é trabalhar para que o dia realmente seja bom, dentro e fora dos seus negócios.

Por: Fernando Adas

Diretor de atendimento e planejamento da FM - The Fine Marketing. Com mais de vinte anos de experiência nas áreas de Marketing Direto e Comunicação Dirigida, tem formação acadêmica iniciada em Comunicação na ESPM/SP e especializações em Marketing Direto pela FGV/SP e pela Universidade de Toronto, no Canadá.É um especialista em Comunicação de Varejo e Projetos de Atendimento e Relacionamento em Marketing Direto e acredita que o relacionamento é chave fundamental de conquista e fidelização de clientes. Site: www.fmarketing.com.br E-mail: fernando@fmarketing.com.br


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss