Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Hits de Atendimento

As marcas ?tops? de hoje são as promocionais de amanhã e, por isso, se você tem medidas perfeitas para os seus clientes atuais e prepare-se para inovações juntos aos futuros

Por | 21/10/2010

fernando@fmarketing.com.br

Compartilhe

Por Fernando Adas*

Você tem dez segundos para pensar e responder: por que alguém compra o seu produto? Se os dez segundos não foram suficientes para a resposta, você precisa repensar suas atitudes empresariais. Mas se a resposta surgiu clara e objetiva, revise também suas atitudes, pois como você bem sabe, Marta Rocha brilhou em 54, Adalgisa Colombo apareceu em 58, Vera Fischer em 69, e assim caminham as misses, os consumidores, a humanidade e as marcas.

Marcas são seres vivos. As "tops" de hoje são as promocionais de amanhã e, por isso, se você tem medidas perfeitas para os seus clientes atuais e prepare-se para inovações junto aos futuros.

Muito se fala sobre a inovação e a necessidade de se oferecer diferenciais ao cliente. Estas iniciativas merecem o reconhecimento, pois afastam as empresas da vala comum dos descontos e promoções. É fácil se diferenciar por preço, mas um pouco mais desafiante se destacar pelo produto e ousar no posicionamento por atendimento. Todos agregam referencias à marca e contribuem positiva ou negativamente à sua preservação.

Dizem que Marta Rocha perdeu o título de Miss Universo em função de duas polegadas a mais nos quadris. Tão injusta essa avaliação, haja vista que a sua simpatia e encanto pessoal eram infinitamente superiores ao "american mood" da primeira colocada, a americana Mirian Stevenson.

Você conhece alguma empresa "Marta Rocha"?
São empresas cujos números, os preços ou os diferenciais quantitativos não se destacam da concorrência. Entretanto, seus atributos qualitativos, a simpatia, o atendimento, o "mood" fazem toda a diferença. Essas empresas destacam-se pela experiência da marca, pela capacidade que têm de criar, propor e absorver o cliente em um mundo particular.

Quer um exemplo? Veja a experiência da Cebu Pacific Airways e sua tentativa de tornar os avisos de segurança do vôo, algo estressante e monótono, em um momento particular e lúdico. Assista ao vídeo:



E na sua empresa? Em suas operações com clientes? Quantas rotinas estressantes e monótonas poderiam se transformar em momentos divertidos? Vamos a duas delas:

1) A fila do caixa
Ninguém gosta de esperar, muito menos pagar contas. Imagine então esperar para pagar contas. É o fim de toda a magia construída ao longo da visita à loja. O que você faz com esses clientes que acreditaram nas promessas da sua comunicação, dirigiram-se à loja, seduziram-se com o visual-merchandising, provaram e gostaram dos produtos e dirigem-se neste momento ao caixa?

Outro dia, esperando numa fila de uma clínica médica, pude perceber a ansiedade de quase todos os clientes. De repente, uma garçonete simpática entra no recinto oferecendo chá, café e pães de queijo, cardápio inusitado e que trouxe um clima de descontração e familiaridade ao grupo. Em instantes a cena mudou e a espera tornou-se menos árdua.

2) O envio da nota fiscal
Após o trabalho concluído, é comum que as empresas enviem a nota fiscal e o boleto ao cliente. Em geral, isto é feito como uma correspondência, emitida pelo departamento financeiro com todo o rigor e padrão de um comunicado fiscal. Será que é possível enviar uma correspondência tão dura de um jeito simpático, e ainda por cima reforçar o fato de que o projeto foi bem sucedido e que estamos felizes com este cliente?

Outro dia recebemos uma nota fiscal acompanhada de um bombom Sonho de Valsa. Um bilhete esclarecia a união: "Que o nosso trabalho tenha acompanhado os seus sonhos de qualidade e a valsa de seus objetivos. Foi uma doce experiência trabalhar com vocês". Resultado? Pagamos o boleto dois dias antes.

Você entende as músicas de Lady Gaga? Creio que poucos entendam e a maioria também não esteja preocupada com isso. Mas suas atitudes fazem toda a diferença e inspiram toda uma geração, inclusive aeromoças a quilômetros de distância do solo. Que tal aprender com ela? E transformar a sua marca em um hit de sucesso?

* Fernando Adas é diretor de atendimento e planejamento da Fine Marketing. E-mail: fernando@fmarketing.com.br  Blog: www.fmarketing.com.br/blog

Por: Fernando Adas

Diretor de atendimento e planejamento da FM - The Fine Marketing. Com mais de vinte anos de experiência nas áreas de Marketing Direto e Comunicação Dirigida, tem formação acadêmica iniciada em Comunicação na ESPM/SP e especializações em Marketing Direto pela FGV/SP e pela Universidade de Toronto, no Canadá.É um especialista em Comunicação de Varejo e Projetos de Atendimento e Relacionamento em Marketing Direto e acredita que o relacionamento é chave fundamental de conquista e fidelização de clientes. Site: www.fmarketing.com.br E-mail: fernando@fmarketing.com.br


Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss