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Retrô: o antigo agora é novo

A tendência apresenta dois diferentes consumidores: os que buscam novidades e os que gostam e admiram um produto antigo

Por | 16/06/2011

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Por Fernanda Scuro*

Atual é ser retrô. Essa frase pode parecer estranha para muitos leitores, mas a verdade é que ao analisar o comportamento, principalmente dos jovens da atualidade e das marcas, nos mais variados setores como moda, eletrônicos, cinema, música, indústria automobilística, entre outros, notamos uma verdadeira onda baseada nos mais diversos movimentos retrôs.      

Você já deve ter ouvido falar em Oldschool, Vintage? São alguns exemplos de movimentos retrôs que marcam época e conquistam, cada vez mais, o público jovem. Será a necessidade de ser autêntico? Diferente? Afinal, é isso que os jovens gostam e procuram uma maneira de se diferenciar, sair da rotina e do comum.

Os principais estudiosos definem a Geração Y, jovens entre 18 e 27 anos, como pessoas sempre ligadas, que falam a sua própria língua e são influenciadas pelos amigos. São emocionalmente inseguros e, ao mesmo tempo, decididos. Procuram fama e reconhecimento, além de novas experiências, as mais variadas, diferentes e inexploradas, todas as características que relaciono com o mundo retrô.

Em nossa atualidade, na qual as coisas se tornam rapidamente obsoletas, o retrô apresenta dois diferentes consumidores: os que adoram novidades e buscam as tendências de moda e os que gostam e admiram um produto antigo.

Os jovens valorizam as marcas e produtos que conservam suas embalagens antigas, que não alteram os seus valores e a sua essência durante sua trajetória. Independente de moderno ou retrô, o produto ou marca precisa de diferenciação para atrair os jovens, para falar a língua deles e conquistar a sua atenção.

Hoje ser retrô se tornou chique, um símbolo de status para os jovens. Com isso muitas marcas atentas a este mercado reconheceram e investiram nesse perfil como, por exemplo, o frigobar retrô da Brastemp, que mistura o passado da década de 1960 com o design atual.

Portanto, fica a pergunta: seria uma oportunidade para as marcas tradicionais também assumir esta onda e tornar-se popular entre os jovens?

*Fernanda Scuro é publicitária graduada pela FAAP e atendimento de contas corporativas na B2, agência especializada em marketing e eventos para o público jovem.

Por: Fernanda Scuro




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