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Transformação Digital cria novos cenários para Marketing e Vendas

Uma presença digital, que inclua o mobile, começando por sites responsivos, nem é mais tendência, é obrigatória e vem a ser a base de tudo o que a empresa for realizar

Por | 08/04/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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Na área de Marketing, tão importante quanto olhar para frente é observar o cenário atual e como ele se formou, entender o espírito desse tempo, com suas ideias, crenças e desafios imensos. Essa visão holística vale tanto para prever o ambiente de mercado onde seus negócios se movem e sua marca atua, como para compreender o seu cliente e como ele é impactado pelas novas tecnologias e todas as suas possibilidades de conexão.

É de extrema importância conhecer os novos recursos que surgem todos os dias, facilitando e modificando o relacionamento das marcas com as pessoas. As transformações digitais, impulsionadas por novas tecnologias, criaram um novo ambiente de mercado, com reflexos nos negócios e, principalmente, no comportamento do consumidor, que adquiriu novos hábitos de compras.

Nesse contexto, é preciso ficar atento a algumas tendências de Marketing e Vendas para este ano. Uma presença digital, que inclua o mobile, começando por sites responsivos, nem é mais tendência, é obrigatória e vem a ser a base de tudo o que a empresa for realizar nessas áreas.

É necessário, por exemplo, definir e implementar uma estratégia de marketing que corresponda às expectativas e mudanças no comportamento do consumidor. É, também, hora de fazer um planejamento poderoso, que reúna todas as suas ideias criativas, com forte impacto visual, novas soluções e ferramentas integradas. 

Para conquistar a atenção dos clientes em meio a tanta informação acessível hoje em dia, as empresas precisam investir constantemente em conteúdos e e-mails personalizados para seu público-alvo, sempre acreditando na força do B2Me e do conteúdo para gerar vendas. E utilizar todos os recursos de tecnologia, para reunir dados e trabalhar com inteligência estratégica para alcançar melhores resultados com Business Intelligence.

Em meio a tantas novidades, lembre-se de que acabaram os silos isolados de marketing e vendas. O Social Selling também veio para ficar e será cada vez mais uma vantagem competitiva, especialmente nas vendas B2B. Mas os resultados só acontecem nas equipes verdadeiramente integradas. 

Por: Fernanda Nascimento

Planejadora de marketing e especialista em estratégias de geração de leads para a conversão de vendas. Com 23 anos de experiência no mercado, Fernanda possui Master’s Degree em Marketing pelo Chartered Institute of Marketing. Apoia movimentos de empoderamento de pequenas e médias empresas e colabora com o FGV CENN em Workshops de Marketing Digital e cursos como o Businesss Advisor - 10.000 mulheres. É professora convidada da FGV, ESPM e da ComSchool, onde ministra cursos de Gestão de Linkedin. Idealizadora e professora da Stratlearning, área de cursos estratégicos da Stratlab


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