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Reconhecimento: é isso que o seu cliente quer

Para manter seus clientes engajados e motivados para que falem positivamente da sua empresa é preciso identificar esses esforços e reconhecê-los também por isso

Por | 25/11/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

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Ter clientes satisfeitos e fidelizados é o sonho de toda marca.  Afinal, quem não quer clientes felizes, que recomendem sua marca e que comprem com frequência? Para manter seus clientes fiéis, além de proporcionar boas experiências com seus produtos e serviços, as marcas sempre buscaram alternativas. A mais comum e utilizada desde companhias aéreas até barraquinhas de cachorro-quente sempre foram os programas de fidelidade, seja ele estruturado com uma tecnologia de ponta ou no simples cartãozinho de papel, usando a mecânica do ganho de benefício em troca do consumo do cliente.

Com as mudanças proporcionadas pelo crescimento da internet e principalmente das redes sociais, a relação entre marcas e consumidores evoluiu. O relacionamento não acontece mais apenas no momento da compra. Além de comprar, o cliente que realmente gosta da sua marca também dedica algum tempo da sua vida para ajudá-la, seja compartilhando o conteúdo nas redes sociais, lendo um artigo no blog da empresa, escrevendo uma avaliação do produto em um site, recomendando aos amigos ou enviando sugestões de melhoria para o produto ou serviço, sendo um verdadeiro defensor da marca. Com o grande alcance que o boca-a-boca possui atualmente, muitas vezes esses esforços são até mais valiosos do que a compra em si.

Para manter seus clientes engajados e motivados para que falem positivamente da sua empresa é preciso identificar esses esforços e reconhecê-los também por isso. Muitas vezes o reconhecimento não está em presentear o cliente com algum bem tangível de grande valor, mas um simples agradecimento ou um acesso privilegiado a empresa são suficientes para isso.

As marcas que conseguirem enxergar essa mudança na relação com seus clientes e agir em cima disso estarão um passo a frente da concorrência. Para que isso aconteça é necessário que os profissionais de marketing atuem de forma proativa e criem programas específicos para identificar, mobilizar e reconhecer os consumidores por esses esforços. Portanto, não é preciso criar formas mirabolantes para tentar engajar seus clientes. Basta olhar para o que eles estão fazendo pela sua marca e mostrar gratidão por isso.

 

Por: Felipe Thomé

CEO e co-fundador da Vocatu e Especialista em Marketing Empresarial pela UFPR


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