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Explicando o termo da moda: Omnichannel

O problema de não ser Omnichannel reflete diretamente na relação entre a empresa e o consumidor. Veja como você pode resolver muitas questões facilmente

Por | 26/05/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

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Alguns termos se tornam moda. A bola da vez é o Omnichannel. Mas, afinal, o que é Omnichanel? Ele vem do termo que significa "tudo", "todo", "inteiro" totalmente, etc. É uma visão de integração total, onde para o consumidor não importa qual o meio, por onde foi, de onde veio. O que importa é a EXPERIÊNCIA única que ele tem com a marca.

O problema de não ser Omni reflete diretamente na relação entre a empresa e o consumidor. Imagine uma relação entre a esposa e o marido. Se ela tem necessidade de receber flores, não adianta o marido ficar com ela no sofá por uma hora. Ela ficará frustrada. Se por outro lado ela quer ficar sentada ao lado dele por uma hora, não adianta o marido negligenciar esse tempo e apenas entregar flores.

Você pode fazer tudo de bom, mas tem que ter certeza que isso atende a necessidade de quem você quer fazer feliz. A necessidade tem que ser atendida e a relação será perfeita. Vamos para os exemplos destas falhas quando o consumidor quer algo, mas a empresa oferece outro. Quem não é Omni está longe de levar boa experiência. Veja a lista.

a) Vale a pena IGNORAR Mobile? 

  1. O Brasil é o quarto país do mundo em número de smartphones.
  2. Vende mais smart do que PC`s. (Com o telefone, o usuário tem mais flexibilidade pois usa Wi-Fi, navega no ônibus etc).
  3. Um usuário de Smartphone consulta seu celular, em média, 150 vezes por dia (Analista de Wall Street Mary Meeker).

Fontes: Consultoria britânica Enders / Business Insider

b) Vale a pena ignorar atendimento à noite?

  1. 30% dos atendimentos são acionados nas noites e madrugadas.

c) Vale a pena ignorar atendimento Online?

60% dos consumidores preferem canais online (chat, e-mail ou autoatendimento) comparados ao telefone.

d) Vale a pena ignorar serviços facilitadores de Autoatendimento?

Até 80% dos chamados em um call center são apenas dúvidas simples, que poderiam ser resolvidas por canal de autoatendimento inteligente. Apenas 20% a 30% precisam de tratamento manual. Exemplo: os bancos que orientam o saque por ser mais rápido e mais econômico, além de 24hs.

e) Vale a pena IGNORAR histórico do cliente?

Ele é único, mas os atendentes não tem tela única com histórico... Então eles ficam repetindo todo histórico. Parece conversa de louco...porque ignoram uma ferramenta integrada para isso.

f) Vale a pena IGNORAR Rede Social?

42% dos usuários brasileiros já publicaram comentários negativos, ante uma média de 29% nos 32 países investigados (Pesquisa consultoria Accenture). Primeiro o consumidor costuma acionar a empresa e, por falta de resposta, ele vai pra rede social.

g) Vale a pena IGNORAR chamadas abandonadas?

25% desistem quando encontram canais ocupados.

Conclusão
Existe uma ferramenta para resolver no mínimo estes sete problemas de uma vez só, com fácil gerenciamento. O serviço é na nuvem. Ao final, ainda é possível calcular a economia que gera na operação, após implementar os facilitadores do autoatendimento inteligente. Em média, gerou economia de R$ 100 mil ano, para pequenas empresas. Para as grandes representa milhões e o cálculo pode ser feito de forma assertiva.

Por: Felipe Mota

Gerente Comercial da NeoAssist


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