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Mercado

Produtos são commodities. Marcas são únicas

Produtos são commodities. Marcas são únicas e há muito tempo eu falo sobre isso. Um dos grandes aprendizados que tive é que produto é tudo igual. Vamos ver?

Por Felipe Morais - 22/02/2021

Darei o maior dos exemplos. 
Supondo que você tenha um iPhone. Acha que ele é melhor que o Samsung?
Se a sua resposta é sim. Está errado. Samsung é superior ao iPhone, mas a maçã mais poderosa do mundo. Muda a sua percepção. Sabe por que?
Porque Produtos são commodities. Marcas são únicas!

Certa vez me perguntaram: 
A Samsung consegue ser a Apple?
A resposta foi:
Nem a Apple consegue ser a Samsung.
Marcas são únicas. Simples assim!
Mesmo que disputem o mesmo mercado, as mesmas pessoas e sejam concorrentes diretos como Coca-Cola X Pepsi, por exemplo, as marcas serão sempre únicas!

Mas a concorrência faz...

Empresa que esperam o que a concorrência faz, estão fadadas ao fracasso.
Não se espera o que o outro faz para agir.

Como ser relevante, copiando?

Se a sua empresa vai esperar a tendência se concretizar ou a tecnologia evoluir, terá sempre um índice zero de relevância. Marcas icônicas ditam a moda, moldam o mercado e criam tendências.
Você precisa mesmo de um iPad? Repense...

Marcas tem o DNA do seu fundador

A Apple é o sonho de Steve Jobs.
Casas Bahia o sonho de Samuel Klein.
Harley é seu sonho junto com Davidson.
Poderia ter uma infinidade de exemplos.

Porque é assim!
Existem várias consultorias no Brasil, mas a FM CONSULTORIA é única.
E por que? Porque ela é do jeito que o Felipe quer.

Não do jeito que Pedro ou Maria querem.
Isso a fazer ser única. A sua empresa é assim??
Se você é empresário, pensa assim, que a empresa precisa ter a sua cara, o seu jeito e o que você acredita. Se é colaborador, está construindo um sonho, de um empresário, e não há nada de errado com isso, nem todos tem veia empreendedora. Eu mesmo, com 5 anos de empresa, não tenho 100% de segurança que tenho essa veia.

Produtos são commodities. Marcas são únicas

Eu posso entregar o mesmo projeto que meus concorrentes, porque o produto é commodity: 
Plano de marketing digital.

Mas a forma que eu faço é única, pois se copia produto, mas não pensamento!
Dizem que o que aprendemos, nunca nos é tirado.
Verdade!
Por isso, que a forma com a qual eu faço é diferente.
Nem certa. Nem errada. Diferente de outros consultores.
Por isso tem mercado, sempre, para todo mundo.
O jeito do Felipe agrada o Luciano.
O jeito do Walter agrada a Paula.
E por ai vai.

E isso é um pequeno exemplo, mas que repercute para todo o mercado.
O jeito da Mercedes fazer carro, faz o Felipe ser apaixonado pela marca.
Já o Mauro prefere a BMW. E o Leonardo prefere o Audi.
E estou falando de pessoas da mesma família.
A Montblanc é a principal marca de canetas de luxo do mundo, mas há muito espaço para a Cartier.
A Hugo Boss entrou nesse mercado, para concorrer com a Vivara. São canetas na faixa de 500 reais, mais baratas que a Montblanc, mas são apenas canetas.

Pensamento do Grupo Ornatus

Morana, Baloné e Little Tokyo, são as empresa que compõe o grupo, comandado pelo seu fundador Jae Ho Lee.
Em uma conversa com Jae, meu ex-chefe e amigo dele questionou: 
“Você dá palestra e conta seu segredo”?
Jae respondeu que sim, meu ex-chefe, Ricardo Kim, indignado perguntou porque. Jae respondeu:
“Segredo não é o que eu faço, mas como eu faço”.
E Jae tem razão. Seus produtos são bijuteria e semi joias e tem milhares de empresas também vendem o mesmo produto, por preços maiores e menores, mas porque Morana e Baloné são sucesso? Será que o segredo são as Lojas no shopping? 

Muitas concorrentes tem!
Uso de celebridade? 

Muitas concorrentes usam!
Preço?

Muitas concorrentes tem menores!
Qualidade? 

Muitas concorrentes tem!
Por causa do Ecommerce? 

Qual não tem?
Viram o que quero dizer. Todas as marcas do segmento da Morana, por exemplo, a mais famosa das marcas do Grupo Ornatus tem bons produtos, pontos de venda, apelos. Os mesmos!

Mas qual o segredo?
Marca! Ela é única. Não produto!
O que reforça: Produtos são commodities. Marcas são únicas

Um livro na Amazon é igual

Se comprar na Livraria Cultura. no Extra, pode ser mais barato e na Magalu, pode entregar mais rápido.
Mas por que você comprou seu último livro na Amazon?
Marca!
Dá status comprar na Amazon.
Dá status tomar café no Starbucks.
Dá status comprar no JK Iguatemi.
Mas os produtos são os mesmos!

Você pode comprar uma caneta Montblanc, no shopping Morumbi.
Mas no JK Iguatemi tem outro status. São marcas únicas! Jk Iguatemi e Cidade Jardim.
São shoppings que vendem a mesma coisa, tem as mesmas lojas e competem pelo mesmo público, com marcas muito fortes nos segmentos que se prestam a atender, do mercado de luxo em São Paulo. O mercado de luxo do Rio de Janeiro tem outros shoppings e o mercado mais popular outros. Eles se posicionam nesse segmento e com maestria.

A tecnologia é a culpada

Passamos por esse momento e ele não vai mudar. Praticamente tudo o que temos, vem da China. Fabricam no mesmo local e com isso, a tecnologia está cada dia mais fácil de ser copiada. Não tem segredo.

Netflix nasceu.
Amazon, HBO, Disney e até a Globo criaram seus serviços de streaming e esses serviços agora ameaçam salas de cinema. Cinemark que concorria com Kinoplex e Cinepolis. Vai começar a brigar com Netflix e Amazon. Isso porque tem uma forte tendência dos filmes de Hollywood. Darem início da sua reprodução nos serviços de streaming.

A experiência vai sustentar salas de cinema. Marcas mais ainda!
Produtos são commodities. Marcas são únicas.
Passar filme em uma grande tela é algo que ocorre há décadas.

Mas é uma experiência que vai mudando. No começo, as pessoas iam para o cinema, vestindo roupas como se estivessem indo a um casamento. Hoje vamos de chinelo, bermuda e camiseta.

Comunicação será a arma mais poderosa

Se feita de forma consistente e não é um tiro aleatório. Não é um post com influenciador. Não é postar só sobre produto nas redes, mas sim fortalecer e posicionar marca, afinal, quanto mais marcas são posicionadas, mais engajam.

Por: Felipe Morais

Felipe Morais é sócio da FM Consultoria e professor na ESPM, FGV, Senac, Metodista, Belas Artes e USP. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Somos Educação) e Transformação Digital Como a inovação digital pode ajudar no seu negócio para os próximos anos (Somos Educação)