Vamos replanejar 2020! | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Vamos replanejar 2020!

Há 2 movimentos distintos no mercado: Aqueles que estão preocupados com o futuro e se retraindo e aqueles que estão enxergando isso como uma oportunidade de crescer

Por | 25/03/2020

felipe@felipemorais.com

Compartilhe

A crise do Coronavírus é séria, e sem dúvida, o pior ainda está por vir. Por mais que o governo e as pessoas estejam fazendo a sua parte, estamos diante de um inimigo invisível e, por hora, ainda estamos tentando entender os caminhos que vamos tomar. Para alguns, 2020 acabou, essa, sinceramente não é a minha visão, afinal, por mais que as projeções sejam de estabilidade apenas em Setembro, eu acredito que venha antes. Pesquisa para isso? Não tenho, mas eu acredito que vamos sair dessa crise antes. Me apego a isso.

Tenho visto, como em toda a crise, 2 movimentos bem distintos no mercado. Tem aqueles que estão preocupados com o futuro e estão se retraindo, e aqueles que estão enxergando isso como uma oportunidade de crescer no mercado. No livro de Geraldo Rufino, "O catador de sonhos" ele diz uma frase que muito me marcou "na crise, o dinheiro não pára de circular, ele apenas troca de mãos…", ou seja, quando um mercado tem retração, outro tem evolução. Por exemplo, muitas empresas estão apostando suas fichas nas suas operações digitais. Você, que nunca quis entrar nesse mercado, deve estar com uma dor de cabeça enorme porque postergou tanto a realidade do e-commerce, não?

Crises vem e vão

O Brasil já passou por crises antes, e vamos passar dessa, tenho certeza disso, entretanto para isso, é preciso trabalhar mais do que já estávamos. um esforço que será recompensando em breve. Meu amigo Roberto Shinyashiki, em entrevista no auge da crise de 2016 disse em uma rádio "é na crise, que as empresas repensam tudo e mantém apenas os melhores" e quando diz tudo é funcionário, colaborador, fornecedor e investimentos, logo, é essa a hora de você gerar valor para a empresa que trabalha ou atende.

E uma das melhores formas, na minha modesta opinião, de mostrar relevância é apresentar ideias concretas, de fácil execução e que gere valor para o alto comando. E sem um planejamento, me desculpe, isso será apenas uma ideia jogada com uma chance de dar certo. Como sempre falo, o planejamento não é certeza do sucesso, mas não fazer é certeza do fracasso.

Mostre inteligência, afinal, mais do que ideias, nesse momento, as empresas precisam de inteligência de negócios! Os impactos ainda virão, não serão pequenos, mas as mais preparadas vão sentir o baque de uma forma, as menos preparadas de outra. As mais preparadas saíram primeiro da crise do que as menos. Vimos isso em outras crises no país.

Comece hoje a replanejar

Uma grande parte das empresas fez seu planejamento de marketing e comunicação de 2020, em 2019. Pelo menos é isso o que a faculdade nos ensina a fazer. Sabemos que muitos não fizeram nada e que vão mês a mês, isso a faculdade não ensina, mas o mercado sim, entretanto, nenhuma empresa previu essa crise que o Brasil está começando, e que vai ser muito ruim, caso não tomemos cuidado e não estejamos preparados. O governo tem pedido para, de alguma forma, as empresas continuarem a trabalhar. Restaurantes, por exemplo, estão buscando alternativas com o delivery, seja próprio, com Rappi, iFood, UberEats ou qualquer que seja o aplicativo. Empresas precisam continuar produzindo, ou isso dará um problema ainda maior. Muitas, para não parar a produção está optando pelo trabalho remoto.

Atualmente, o meu mercado mais forte é o educacional, não apenas pelas aulas, mas porque meu principal cliente , de consultoria de marketing digital, nesse momento é uma grande universidade brasileira, todos migrando para o EAD, uma das grandes pontos de atenção para as universidades para os próximos anos, o que na minha opinião, já deveria ter sido feito há alguns anos. Se tem alguma lição a ser aprendida nesse momento de Coronavírus é que não há mais como deixar de lado as mudanças de comportamento do mundo e que o digital não é apenas uma área da empresa ou um valor a ser gasto com perfomance, digital é uma plataforma de negócios que tem um ecossistema a ser respeitado. As marcas que entendem isso, estão crescendo. Quem não, vai correr muito atrás agora!

Por: Felipe Morais

Felipe Morais é sócio da FM Consultoria e professor na ESPM, FGV, Senac, Metodista, Belas Artes e USP. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Somos Educação) e Transformação Digital Como a inovação digital pode ajudar no seu negócio para os próximos anos (Somos Educação)


Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss