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Como comitê multidisciplinar pode ajudar as marcas?

Os comitês são grandes conversas entre pessoas que agreguem conhecimento ao processo de marcas, inovação e marketing. Visão de fora com pessoas antenadas com o mercado de marketing

Por | 30/09/2019

fmorais@aatb.com.br

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Equipes multidisciplinares e diversidade são dois temas muito comentados nos novos modelos de gestão. Não é nada novo, afinal, isso é algo que muitas empresas faziam há um certo tempo, com sucesso, mas os teóricos estão sempre atrás de algo que podem pegar, colocar outro nome e lançar como tendência, uma tendência que é passado, na minha visão, porém, não querendo ser mais um teórico, mas passando aqui uma experiência sobre comitês de empresas que estou iniciando uma participação e vou, aqui, passar essa experiência, muito rica, por sinal!

Fui um dos idealizadores dessa ideia com 2 clientes meus, que por ética, não abrirei o nome, mas posso dizer que são de ramos bem diferentes, uma da outra, mas a proposta para ambas foi a mesma, até com algumas similaridades. A ideia é que esses comitês não sejam apenas um monte de pessoas falando um monte de coisas que nunca vão dar em nada, por isso, há uma metodologia que precisa ser seguida a risca!

O que são os comitês?
Os comitês são grandes conversas entre pessoas que agreguem conhecimento ao processo de marcas, inovação e marketing. Visão de fora com pessoas antenadas com o mercado de marketing, negócios, tecnologia e comportamentos trocando experiencias com time que conhece os processos, leis, produtos, empresa e a marca.

Experiências em outras áreas do varejo que podem trazer insights do mercado de atuação. Essa troca de expertises, conhecimentos e dados é o que vai ajudar a impulsionar o processo de Transformação Digital.

Como agir?
Reunião bimestral de 2h com pautas pre-definidas

Time multidisciplinar com pessoas de dentro da empresa e de fora (remunerados) em diversas áreas de negócio: Marketing, Inovação, Comportamentos (Antropólogos e/ou psicólogos), CRM / Dados, Tecnologias. Essas competências, somam ao time de produto, marketing, comercial e operações das empresas. As vezes, até o time de logística precisa ser envolvido. Há outras competências que você pode chamar para o comitê, tudo depende do segmento das empresas, para os meus clientes, esses eram essenciais, e com certeza, em breve outros serão chamados, como por exemplo, representantes LGBT.

Cada reunião sair com:
Para que não seja uma reunião de ideias que nunca vão dar em nada e com isso tempo seja perdido, os times precisam sair com alguns pontos definidos na reunião, com metas para entregar nas próximas e com cada um entendendo perfeitamente o seu papel, responsabilidades e entregas: Analises de dados, Cases debatidos, Insights de ações, Plano de ações e Cronogramas. Fundamental uma pessoa da empresa ficar responsável pelo agendamento e pautas anuais de acordo com as necessidades da marca e dos assuntos debatidos na reunião mensal.

E por que de tudo isso?
Lembra do começo do artigo que falei sobre equipes multidisciplinares e diversidade? Pois então o grande ganho das marcas, com tudo isso é baseado nesses dois conceitos. Inovação, por exemplo, não deve ser papel única e exclusivamente do marketing ou de um departamento, é preciso estar na cultura da empresa, logo, é preciso que todos sejam ouvidos, da famosa "tia do cafezinho" ao CEO. Eu já tive bons insights da "tia do cafezinho" que trabalhava há 19 anos em uma empresa de 20, sendo ela, a 3a funcionária. Apenas o CEO estava lá, pois foi o fundador. Seu sócio, na fundação, saiu 4 anos depois.

Os comitês tem a missão de ajudar na evolução no processo de marca, tal qual, na entrada de consolidação das empresas na Transformação Digital, apoiando os times de marketing e produtos. Comitês tem visões de diversas competências que sempre agregam. O segredo nem é tanto a competência a ser chamada de fora da estrutura da empresa, mas sim, quem você vai chamar!

Por: Felipe Morais

Felipe Morais é sócio da FM Consultoria e professor na ESPM, FGV, Senac, Metodista, Belas Artes e USP. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Somos Educação) e Transformação Digital Como a inovação digital pode ajudar no seu negócio para os próximos anos (Somos Educação)


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