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Ambientes instagramáveis

Imagens bem elaboradas e atraentes conquistam pessoas e podem gerar boas vendas. Locais diferentes, com oportunidades para boas fotos rendem mais visitas e indicação boca a boca

Por | 30/08/2018

fmorais@aatb.com.br

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Confesso que nunca tinha ouvido falar, até a semana passada receber um brief de um projeto para um cliente que envolve arte urbana e um ambiente de grande circulação. Não posso abrir o projeto, pois há ética profissional envolvida, mas o conceito eu fui pesquisar a fundo. O primeiro texto que li é do mostra ser uma tendência de varejo para esse ano de 2018.

Confesso, que todo o começo do ano eu leio textos de tendências, mas sobre esse conceito de instagramável, eu não havia lido ainda. Foi conversando com a minha sócia e esposa, Maya Mattiazzo - especialista em moda e internet - que descobri, sobre esses "ambientes instagramáveis". Tão novo, que eu ainda não consigo falar sem uma ligeira pausa para acertar o nome.

Fui lendo mais a fundo alguns sites do mercado, mas esse assunto é muito novo, tanto que pouquíssimos sites do mercado publicitário já escreveram sobre, entretanto blogs e revistas de moda já estão falando sobre essa tendência, que hoje, pode ser mais voltada para moda, mas a entendendo mostra ser algo que pode ser usado em qualquer ambiente. Basta ter criatividade.

Tendência para 2018
Ambientes instagramáveis é uma tendência muito forte para os próximos meses e que vai dar ainda mais força para o Instagram das marcas. E o que é o mais legal dessa tendência é que ele ganha força com a melhor forma de marketing que existe: o boca a boca.

Fotos digitais
Não é segredo para ninguém o quanto as fotos ganharam importância na vida das pessoas. O fato do Instagram ser o sucesso que é, a quantidade de fotos que as pessoas postam no Facebook e a ainda "tendência" dos celulares apostarem em câmeras como apelo de vendas, só reforça o que já sabemos, entretanto, uma coisa é saber disso, a outra é saber usar.

O que eu mais vejo são marcas postando no Instagram o mesmo que postam no Facebook, sendo essa a "grande sacada"!!! É como se os estrategistas digitais dissessem aos seus clientes que estão no Instagram porque "tem que estar", quando na verdade cada Rede Social tem um DNA e por isso, precisa de uma estratégia única.

Ambientes instagramáveis
No seu conceito, ao menos pelo o que eu entendi em minhas pesquisas, trata-se de ambientes muito bem decorados e muito interessantes que despertam nas pessoas o desejo de fotografar e compartilhar nas suas Redes Sociais, sendo o Instagram, o principal. No conceito, é simples, e tudo que é simples tem uma chance maior de dar certo.

O seu uso, depende da cabeça do estrategista, tem aqueles que vão olhar e achar legal, mas nada farão, aqueles que vão olhar e pensar "ai mais uma modinha…", aqueles que vão olhar, achar legal, ser uma moda, mas farão o mais do mesmo, mas tem aquele pequeno grupo que entende que o universo digital é para fazer negócio e não "like" e vão olhar isso com olhos de "como eu vou ganhar dinheiro com isso?", algo que o grande Romeo Busarello, por exemplo, pensaria.

"A palavra ou termo instagramável não existe no dicionário da língua portuguesa, mas nos últimos meses tem se tornado cada dia mais comum o seu uso. Com o crescimento enorme do Instagram e sua utilização como rede social favorita dos heavy users, o termo instagramável utiliza-se para tudo aquilo que é compartilhável na rede", cita em seu artigo no Pulse/Linkedin Kelly Martins analista de marketing na Informa Exhibitions. De fato, a internet tem criado novas palavras, profissões e termos. Não me surpreenderá em breve, ter perfis no Linkedin, como "Especialista em Instagramável", hoje há especialista para tudo.
 
Ser instagramável significa que o objeto, seja ele qual for, não precisa ser tocado, apenas apreciado e que desperte o desejo nas pessoas em fotografar. Pode ser uma comida, que claro, depois será consumida, mas antes precisa postada no Instagram, e consequentemente, no Facebook, pode ser uma obra de arte no Museu, um momento de um show. Pense que tudo que é bonito é para ser mostrado, consequentemente, fotografado!
 
Ambientes crescendo
Em Miami há um lugar que com certeza um dia eu preciso levar a pequena Fernanda, minha filha, que como 99,99% das crianças ama a personagem principal da história que esse museu conta: o Museu do Sorvete. Esse museu é um dos ícones do movimento instagramável, pois, ele é um ambiente bem colorido e que conta a história de um dos alimentos mais divertidos e deliciosos do mundo, mas nem apenas em Miami há ambientes que não nasceram no conceito, mas estão "surfando" essa onda e ganhando fãs.
 
No mundo da moda, esse termo é algo bem falado, a ponto da Revista Vogue, ícone da moda, criar um roteiro em Milão de ambientes que podem ser conteúdo para o Instagram de turistas. Claro, que desde que se inventou a máquina fotográfica, tirar fotos em viagens é algo corriqueiro, as máquinas digitais só deixaram isso mais rápido e as Redes Sociais deixaram as viagens mais "invejáveis", afinal, antes se ia na casa de amigos ver as fotos das viagens, hoje, se vê em tempo real. Isso sem contar as Stories e Lives que as Redes Sociais permitem.
 
Sociedade transforma tudo em espetáculo
Segundo a Revista Catarina, "estamos vivendo em um mundo onde tudo é registrado, qualquer momento torna-se especial e merece ser compartilhado. Likes têm enchido egos. Um estudo de comportamento feito recentemente pela UseFashion mostrou que a sociedade atual tem a tendência de transformar sua vida em um espetáculo, principalmente nas redes sociais. Lugares cotidianos vêm sendo reinventados, já que agora o consumidor está muito mais preocupado com a experiência que terá e, principalmente, poderá compartilhar". E isso não deixa de ser uma grande verdade, basta olhar os Instagrans das pessoas, um simples almoço em família se torna um banquete!!!
 
Mas como fazer negócio com isso?
Transforme seu ambiente em um lugar agradável, diferenciado e que desperte o desejo das pessoas em conhecê-lo. Esse ambientes, em que as pessoas vão e tiram fotos para postar estão ganhando força ainda mais, com os mais jovens, que desejam ambientes diferentes, em que eles possam postar nas Redes Sociais e isso é o boca a boca potencializado com as Redes Sociais, algo que muitas marcas tentam, mas poucas conseguem.
 
Se analisar com calma o ambiente, fatalmente você conseguirá descobrir pontos onde é possível usar como conteúdo para o Instagram, fazendo algo diferente na rede e que verdadeiramente engaje. Depois, é curtir os resultados em repercussão, paixão pela sua marca e claro, vendas!

Por: Felipe Morais

Gerente de Marketing Domus Holding


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