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Não crie estratégias digitais. Crie estratégias para um mundo digital

A velha discussão: no fundo, o mundo está cada vez mais digital e as marcas precisam se adaptar a essa realidade, ou, não sei se terão um brilhante futuro pela frente

Por | 15/03/2016

fmorais@aatb.com.br

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Genial! Recentemente li essa frase no meu mural do Facebook. Fiquei com ela na cabeça alguns dias. Não consegui achar o autor, pesquisei no Google e não consegui achar, uma pena, pois queria dar os meus sinceros parabéns a quem disse isso! Genial, repito!

Quando, no início do ano passado, tive o prazer de ler o livro Comunicação e Marketing na Era Pós Digital, do brilhante Walter Longo, parece que caiu a ficha de vivemos, ou deveríamos viver, uma outra era do marketing digital, uma era onde "fazer um site" já não é mais um projeto e sim uma obrigação das marcas. E não digo fazer por fazer, mas fazer bem feito!

Hoje, as marcas ainda acreditam na grande estratégia sendo o Facebook, já foi, as pessoas estão interagindo de outras formas nas Redes Sociais, como por exemplo, o uso altíssimo do mobile e as marcas ainda estudando esse mercado. Não!! Deveríamos estar além e acredito que a frase do título mostra bem como e onde deveríamos estar. No discurso, falamos de uma comunicação única, on e off juntos, mas na prática...

As grandes agências têm o departamento de on e off. Os clientes também. Até veículos tem esse departamento, ou seja, por mais que discursamos que o on e off estão unidos, na prática, não estão. E ao meu ver, ainda vai demorar muito para isso realmente acontecer. Quando falamos de Omnichannel, podemos enxergar com mais clareza que o mundo é único, a comunicação é única e o consumidor - quem realmente importa - é único. As ações, no online, podem até nos diferenciar da vida real, em alguns casos - exemplo de que no Facebook todo mundo é feliz - mas os desejos, anseios e vontades é do ser humano único, pensar como indivíduo que somos.

E como pensar em estratégias para um mundo digital? Primeiro passo tenha em mente o que Walter Susini (Ex-Unilever) disse no evento de planejamento de 2015: as estratégias já foram todas feitas, pense na execução. E eu iria um pouco além dizendo: pense antes no consumidor e depois nas ideias. De praxe, no mercado, é pensar no hotsite, no banner, no aplicativo para depois ver quem é o consumidor, sua jornada e seus desejos. Então entenda que o mundo está conectado e que isso não gira apenas no PC ou smartphone. Vai além. Volto a falar: olhe o Omnichannel. Olhe como as marcas vendem na loja física usando o celular. Olhe como iBeacons podem dar um desconto para uma pessoa que passa em frente a uma loja. Pense em como o site pode ter uma experiência de compra sensacional, que o consumidor não queria outro lugar. O chat, se bem feito, pode ajudar muito, afinal, o que mais ouço de experiência de marca é: "nossa fui muito bem atendido naquela loja, eu voltaria..." atendimento tem se tornado um diferencial, seja ele físico ou digital.

No fundo, o mundo está cada vez mais digital e as marcas precisam se adaptar a essa realidade, ou, não sei se terão um brilhante futuro pela frente.

Por: Felipe Morais

Gerente de Marketing Domus Holding


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