Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Classes CDE dominando o e-commerce

Vai continuar achando que internet é de elite?

Por | 22/09/2011

fmorais@aatb.com.br

Compartilhe

Por Felipe Morais*

Em meados de 2005, 2006 eu até aceitava ouvir que internet era "coisa da elite brasileira". Com pouco mais de 30 milhões de usuários, com planos caros e com a economia não tão desenvolvida como ocorre hoje, a classe CDE tinha dificuldade de acessar a web. Em 2011 essa realidade é outra totalmente diferente!

A classe C representa 54% da população brasileira, mas também representa 54% dos acessos a web e de quem compra pelos mais de 3,4 mil sites de compras online que se tem no Brasil. Sem contar os que compram na Amazon e outros sites de fora do país. Enfim, a web está cada vez mais democrática e várias pesquisas apontam isso! E as classes DE estão chegando.

Segundo uma pesquisa do E-bit, no primeiro semestre de 2011, 61% das pessoas que adquiriram um produto pela web pela primeira vez tem renda mensal até 3 mil reais, o que as coloca na classe C, sendo 64% dos e-consumidores no Sudeste. Parcelamento, comodidade e percepção de preços menores tem ajudado as classes DE a consumirem mais via web e não apenas livros e DVDs, mas máquina de lavar e geladeira, entretanto o que é mais buscado pelas classes é aparelhos celulares.

Pesquisas com a classe de baixa renda mostram o quanto eles são unidos e se ajudam. Diante a dificuldade que enfrentam dia-a-dia os faz criar pequenas comunidades, normalmente na vizinhança, onde todos se ajudam tanto com bens materiais, como comida, dinheiro e com muita troca de informação. Esse conceito, que existe há muitos e muitos anos é que mostra que Redes Sociais não surgiram em 2004 com Facebook e Orkut, mas esse é um papo para outro artigo.

Essa forma de troca de informação entre pessoas, uns ajudando e influenciando os outros, é um dos fatores que move a economia digital entre a classe baixa renda. Boas experiências compartilhadas com amigos, familiares, vizinhos e muito mais em Redes Sociais, estão impulsionando essas vendas. Mesmo que ainda tímidas, com ticket médio inferior as classes AB, a classe CDE está começando a comprar e essa evolução será cada vez maior.

Vai continuar achando que internet é de elite?

*Felipe Morais é publicitário, professor, palestrante e escritor. Especialista em Planejamento Estratégico Digital, autor do livro de mesmo nome.

Por: Felipe Morais

Planejamento Digital da Innova






Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss