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Planejamento Estratégico

Oportunidades que o mundo do Marketing oferece para o sucesso da sua empresa

Felipe Macedo apresenta o universo das estratégias para trazer clareza sobre o que adotar no dia a dia do seu negócio.

Por Felipe Macedo - 20/01/2022

São inúmeros os fatores que levam uma marca ou uma empresa ao sucesso. É uma combinação de atitudes e tomadas certas de decisões para que o negócio alcance os objetivos traçados desde o início. Mas um dos pontos que contribuem para isso, com certeza, são as estratégias de marketing e a maneira que a marca usa as ferramentas ofertadas (e que por sinal são muitas!). A intenção aqui é apresentar um pouco desse universo para trazer clareza sobre o que adotar no dia a dia do seu negócio.  
 
Para se ter uma ideia, cerca de três a quatro líderes de marketing baseiam as decisões em dados analisados, só que acontece que a maioria das empresas não tem acesso ou não utiliza essas métricas para comprovar os valores gastos com as estratégias de marketing. E aí não sabem o retorno que esses investimentos deram ou não. Contudo, durante o período pandêmico muitas marcas investiram para ter essas métricas.  
 
Como a análise de dados ajuda os e-commerce? 
 
Primeiro ponto é que lançando mão dessa ferramenta se torna possível entender quais as melhores ações para adotar com os clientes, atendê-los melhor e, consequentemente, alavancar as vendas. Isso porque as análises permitem que as empresas saibam o ROI (Retorno do Investimento), podendo então tomar melhores decisões, reduzir custos e ajustar aquilo que não foi legal.  
 
Importância dos dados 

 
É importante concentrar os dados em um só espaço, porque a partir disso é possível fazer um acompanhamento de todos os anúncios, as campanhas e estratégias adotadas. As ferramentas permitem analisar em tempo real as estatísticas, o que ajuda a tomar uma decisão urgente caso seja necessário alguma mudança no meio do percurso.  
 
Plataformas mais novas proporcionam uma conexão de dados, e assim a empresa consegue saber as tendências e padrões do seu negócio, entender o presente e um pouco do comportamento futuro. Fazer um recorte das ações também é importante, e os dados possibilitam isso, como por exemplo, o número de visitantes no site, em quais dispositivos as pessoas visitaram sua loja, as páginas mais visitadas para as compras e o que os clientes fizeram no site durante o período em que estiveram conectados.  
 
O marketing ajuda a coletar, gerenciar e usar os dados dos usuários porque é capaz de captar cada interação que for realizada. Além disso, os relatórios de engajamento, crescimento e receita possibilitam conhecer os comportamentos dos clientes. O que significa tudo isso? Que as marcas podem alcançar o público certo com a mensagem mais precisa possível.  
 
Análises de dados para quem está começando 
 
Os estudos da área de marketing apontam que quem está chegando no mercado deve dar prioridade para oferecer um produto que leve solução para um problema, ou necessidade que não foi atendida. Depois que a empresa alcançar tal feito, aí sim chega a hora de focar nas estratégias de marketing, porque se isso não for realizado antes, a marca pode ter prejuízos.  
 
Após essa etapa quem geralmente está no varejo quer informações de métricas de conversão, ou seja, as visitas no site que resultam em vendas. O melhor caminho para não ter contratempos nesse início de jornada é definir os objetivos antes de entrar de cabeça no universo do marketing. Uma vez que a marca direciona a equipe para o caminho certo, ou melhor, ao objetivo traçado com consciência e clareza, a chance de se ter um bom desempenho nas métricas aumenta muito.  
 
Os objetivos dentro do marketing podem ser diversos, como gerar leads de alta qualidade em escala, melhorar a taxa de conversão, aumentar a margem de lucro, aumentar a fidelidade do cliente, reduzir os carrinhos abandonados, entre muitos outros.  
 
Como mencionado logo no começo, os caminhos e as ferramentas ofertadas são muitas, mas um fator precisa estar presente: o hábito. Manter uma rotina de análise de dados é fundamental à empresa. As marcas de sucesso gastam energia para resolver seus maiores gargalos. Por isso, se toda semana o olhar estiver voltado às prioridades, com certeza irá proporcionar impactos positivos ao seu negócio.  
 
 

Por: Felipe Macedo

Felipe Macedo é CO-CEO e Founder da CoreBiz.