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Como utilizar o SEO para construir estratégias de Marketing robustas

Área é responsável por correr atrás de agências especializadas em SEO ou formar equipes in-house para chegar ao topo dos resultados de pesquisas do Google e outros motores de busca

Por | 21/11/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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Cada vez mais as grandes marcas estão reconhecendo a importância de integrar o search engine optimisation (SEO) à suas estratégias de comunicação. O que antes, geralmente, era responsabilidade exclusiva dos gestores de TI, hoje passa ser obrigação das áreas de marketing, como correr atrás de agências especializadas em SEO ou formar equipes in-house para chegar ao topo dos resultados de pesquisas do Google e outros motores de busca.

Entre as razões pelas quais o SEO é fundamental para as estratégias de marketing de um negócio estão:

1 - Reconhecimento de marca
Os usuários estão sempre em busca de informações, sejam elas direções, resultados de jogos de futebol, receitas, imagens, produtos ou serviços. Portanto, conquistar as primeiras posições nos resultados de pesquisa orgânica do Google para termos genéricos é de suma importância para aumentar o reconhecimento da sua marca.

Segundo dados do Keyword Planner, ferramenta do Google Adwords, a marca Pinho Sol é vista 22 mil vezes por mês, apenas por estar no topo de pesquisa do Google com a palavra-chave "desinfetante". O mais importante para o reconhecimento é o consumidor pensar primeiramente na marca e depois no produto. As pessoas compram post-its e não "notas adesivas", por exemplo.

2 - Construção de autoridade
Um dos pilares do SEO é o conteúdo integrado às veiculações da marca, seja ele de cunho jornalístico ou publicitário. Um estudo da empresa americana Conductor revelou que empresas que produzem conteúdo informativo e educacional têm 131% mais chances de vender. Ou seja, o que é publicado em sites de nicho e grandes portais de notícias, conectando o nome do negócio a assuntos relevantes, contribui diretamente para a construção da autoridade do negócio. Esse processo em SEO é conhecido com link building.

3 - Qualificar os investimentos
Quanto mais competitivo um nicho, mais caros são os custos por cliques (CPC). Portanto, em vez de investir em campanhas de PPC (pay-per-click), é mais inteligente direcionar a verba para conquistar resultados orgânicos por meio de palavras-chave. É primordial analisar se a marca está bem posicionada em campanhas nas redes sociais, por exemplo. Ao direcionar o clique por qualidade e não quantidade, a empresa ganha muito mais. Se a empresa vende queijo de cabra, é mais interessante que um mercado de especiarias animais clique no anúncio nas redes do que dez indivíduos comuns. É preciso estar em primeiro lugar com a palavra-chave principal e no lugar certo para o público-alvo.

4 - Integração com ações publicitárias
É imprescindível para qualquer marca estar alinhado em suas campanhas. As mesmas informações e conceitos passados em um anúncio devem ser iguais aos de uma reportagem, por exemplo. O Superbowl, a final do Futebol Americano, é um dos eventos esportivos com maior audiência televisiva e o espaço publicitário mais caro do mundo. Constantemente, grandes marcas gastam milhões de dólares para anunciar seus produtos durante os intervalos da partida e falham em continuar a comunicação com o público por não considerarem o "search" das ferramentas de busca como uma extensão dos seus anúncios. Ou seja, enquanto uma mensagem é afirmada na TV, na internet, outra é disseminada.

5 - Search Intent Marketing is the next big thing
De acordo com Dr. Philip Kotler, um dos princípios do marketing é entender as necessidades e comportamento do público-alvo para, então, desenvolver produtos e serviços visando atender tais necessidades. Cada pesquisa feita na internet tem uma intenção, portanto, compreender o comportamento das diferentes personas do público-alvo da marca em questão é de suma importância para compor estratégias de marketing muito mais robustas.

Ferramentas como Keyword Planner (do Google Ads), Google Trends e Answer the Public são essenciais para compreender como e com que frequência os usuários pesquisam, além dos métodos tradicionais de interação presencial com o público que ajudam os responsáveis pelas campanhas de SEO a realizarem um trabalho mais preciso.

Por: Felipe Bazon

Sócio na agência especializada em SEO Hedgehog Digital, onde atua como Direto de SEO e Content Marketing. Desde 2015, listado entre os top 3 SEOs do Brasil, tendo ganho o prêmio no mesmo ano. Há mais de 10 anos apaixonado por SEO, Content Marketing e Marketing Digital em geral. Já liderou mais de 100 projetos de SEO e Content Marketing em empresas no Brasil, Reino Unido e Europa


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