Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Gerindo a embalagem como ferramenta de Marketing

Por | 03/09/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Gerindo a embalagem como ferramenta de Marketing

Por Fabio Mestriner*

Nenhum profissional responsável pela condução de seus produtos num mercado cada vez mais competitivo como o nosso ignora a importância da embalagem no processo de escolha do consumidor. Os profissionais de Marketing das empresas de ponta sabem que têm em suas mãos uma poderosa ferramenta de Marketing, mas a maioria deles conhece mal e explora muito pouco este recurso.

Eles sabem que a embalagem é importante, mas não têm conhecimentos técnicos nem formação especializada para utilizar este recurso estratégico de competitividade em todo o seu potencial. Com isso, deixam de tornar seus produtos mais fortes e competitivos, utilizam pouco a embalagem para fazer promoções, conduzir mensagens e integrá-la com a web numa conjunção que está abrindo uma nova fronteira para a utilização deste recurso.

Estudos recentes do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM indicam que em quase de 90% dos casos, a embalagem é a única ferramenta de Marketing que os produtos tem pra competir no mercado, pois apenas cerca de 10% dos produtos vendidos no varejo tem apoio de propaganda ou suporte de outras ações de marketing. Uma pesquisa realizada pela AC Nielsen mostrou que 80% dos produtos lançados estão fora do mercado em dois anos e as principais causas do fracasso destes produtos é Marketing insuficiente e falta de inovação.

Os profissionais de marketing sabem que seus recursos são quase sempre reduzidos e insuficientes e precisam encontrar novas formas de obter resultados apesar disso. A ESPM que há muitos anos se dedica aos estudos da comunicação e do Marketing conhece bem esta situação e criou um programa de ensino que vai dar a estes profissionais o conhecimento e as ferramentas metodológicas para transformar o sistema de embalagem de suas empresas numa poderosa ferramenta de Marketing e desenvolver ações que trazem resultados efetivos mesmo com a aplicação de poucos recursos pois o custo da embalagem já está embutido no custo do produto constituindo-se num suporte extra para estas ações a custo quase zero.

O curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Embalagem oferecido pela escola apresenta uma metodologia inédita para gerir o sistema de embalagem com visão estratégica que vai abrir novas possibilidades para os profissionais de marketing que desejam incrementar suas carreiras com conhecimentos úteis e diferenciados. Faz muita diferença saber integrar a embalagem ao planejamento, sua aplicação efetiva pode dar uma nova dimensão ao mix de marketing ampliando seu alcance e eficácia mesmo com uma verba limitada.

Neste curso estes profissionais aprenderão a conduzir um programa de design para suas embalagens, a realizar mais de 50 tipos diferentes de ações promocionais utilizando a embalagem como suporte, a fazer comunicação na embalagem e a integrá-la a presença da empresa na web criando ações inusitadas que aumentam o alcance de todas as outras ações de marketing da empresa.

Os profissionais de marketing têm agora uma alternativa inovadora para complementar sua formação e enriquecer seu currículo com um curso de Pós-Graduação realmente útil, cujos conhecimentos adquiridos têm aplicação na prática diária e reflexos positivos no desempenho de suas funções.

* Fabio Mestriner é Professor Coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem ESPM, coordenador do Comitê de Estudos Estratégicos da ABRE e autor dos livros Design de Embalagem Curso Avançado e Gestão Estratégica de Embalagem.

Por: Fabio Mestriner

Professor da ESPM e da Escola de Engenharia Mauá; Autor dos Livros: Design de Embalagem Curso Avançado e Gestão Estratégica de Embalagem






Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss