Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Lição de casa. Você fez a sua?

Existem empresas que fecharam, as que atravessaram e as que cresceram na crise. Mas como uma empresa consegue crescer se o segmento onde ela atua encolheu?

Por | 18/04/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Desde os tempos de escola, aprendemos que fazer a lição de casa é fundamental para obtermos bons resultados nas avalições que todos os estudantes são submetidos ao longo do processo de aprendizado. Aprendemos que uma boa formação faz diferença na vida e aqueles que são melhor preparados tem mais chance de obter sucesso em seus empreendimentos. São regras simples da vida, regras incontentáveis e facilmente comprovadas no dia a dia das empresas e indivíduos.

Como consultor, tenho a oportunidade de acompanhar empresas que atuam em diversos segmentos da economia, de participar e observar o que acontece com elas e tenho comprovado a cada dia a validade destas regras simples da vida. Observo que todas as empresas brasileiras, sem exceção, foram de alguma forma atingidas pelo tsunami de corrupção e incompetência que passou por aqui gerando a maior crise já vivida pelo nosso país. Um tsunami de proporções gigantescas que deixou um rastro de destruição de milhares de empresas e milhões de empregos, um desastre sem precedente em nossa história.

Agora que o tsunami passou, o Brasil parou de afundar e nossa economia começa a apresentar os primeiros sinais de recuperação, vale destacar algumas lições simples que desejo compartilhar com aqueles que precisam continuar conduzindo suas empresas num cenário de adversidade, pois reerguer o país dos escombros é uma tarefa difícil para a qual precisamos estar conscientes, ter paciência e adotar a atitude correta para estas situações.

Em primeiro lugar, vale lembrar a sabedoria dos filósofos que nos ensinam que nossas escolhas não são avaliadas apenas pelo certo ou errado, mas principalmente pelas consequências que elas provocaram, porque a história é implacável ao nos mostrar e esfregar em nossa cara os resultados de nossas ações e as consequências das escolhas que fizemos. Em segundo lugar, aprendemos pelos exemplos que encontramos a nossa volta e nas notícias que nos chegam, que nos informam que a crise que atravessamos não afetou de forma idêntica todas as empresas, algumas sobreviveram, outras continuaram avançando, enquanto muitas fecharam suas portas.

Ao observarmos mais de perto o que aconteceu com as que cresceram neste cenário de devastação, percebemos que o principal diferencial que elas tiveram em relação as que fracassaram foi ter feito a lição de casa. Isso mesmo, as empresas que apesar de tudo o que aconteceu a sua volta, continuaram crescendo, são justamente aquelas que fizeram a lição de casa. Neste momento somos obrigados a reconhecer e dar razão aos nossos pais e professores que insistiram conosco para fazermos a lição de casa e nos prepararmos melhor para os testes que a escola e a vida nos apresentam.

Ter feito a lição de casa é o que fez a principal diferença na hora do difícil teste que as empresas brasileiras estão passando, pois é fácil perceber que as que conseguiram crescer neste período de grande adversidade, além de passar no teste, obtiveram notas mais altas que seus concorrentes. Na verdade, como é o caso de muitos que sofreram quedas sucessivas nos últimos anos, ainda podemos encontrar empresas que cresceram.

Em praticamente todos os setores, existem as que fecharam, as que atravessaram e as que cresceram e a pergunta que surge é a seguinte: como uma empresa consegue crescer se o segmento onde ela atua encolheu? A resposta é simples, elas cresceram sobre seus concorrentes que não fizeram a lição de casa, que estavam menos preparados, que não estudaram, não enxergaram direito o que estava acontecendo, demoraram demais para tomar decisões críticas, que não tinham um plano para seguir e acabaram reagindo às circunstâncias de forma desordenada.

As empresas que cresceram e as que continuarão crescendo agora que o pior já passou são aquelas que fizeram a lição de casa! As duas perguntas que desejo deixar aqui para reflexão, na forma de uma singela contribuição são as seguintes: Sua empresa fez a lição de casa? Pretende fazer a lição de casa? Qualquer que seja sua resposta, ela só vale para aqueles que acreditam que empresas não alcançam o sucesso por acaso, aqueles que são capazes de observar o sucesso dos outros e se perguntar: Onde foi que eles acertaram, o que fizeram corretamente para ter dado certo deste jeito?

E, finalmente a lição mais importante que aprendemos na adversidade; o sucesso sempre será alcançado quando, de forma consciente e perseverante, fazemos nossa lição de casa, nos dedicamos de verdade às tarefas que se impõe aos que tem a responsabilidade de conduzir seus negócios num cenário desafiador como o que vivemos hoje em nosso país.

Conteúdo de Acesso Premium Para continuar tendo acesso a esse e outros conteúdos exclusivos, faça sua assinatura.
  • Conheça diferentes perfis de consumo
  • Desenvolva embasamentos para suas campanhas
  • Otimize sua gestão de Marketing
  • Projete cenários para o seu negócio
  • Descubra potenciais de mercado
  • Tome decisões mais assertivas

Já é premium/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Por: Fabio Mestriner

Professor da ESPM e da Escola de Engenharia Mauá; Autor dos Livros: Design de Embalagem Curso Avançado e Gestão Estratégica de Embalagem


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss