10 mandamentos do mercado de Luxo para 2012 | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

10 mandamentos do mercado de Luxo para 2012

Atualuxo apresenta os 10 mandamentos do mercado de luxo para o próximo ano

Por | 24/05/2011

Compartilhe

Em 2012, ao contrário do que os Maias preconizaram, o mundo não vai acabar. E muito menos o mundo do Luxo, que tem se re-inventado como nenhum outro segmento, sendo uma das indústiras que mais se expande no mundo. Yaffa Assouline e Christophe Rioux, os segundos palestrantes do primeiro dia da ATUALUXO 2011, apresentaram os 10 mandamentos do mercado de luxo para o próximo ano.

I - Irás aos Mercados Emergentes
Não é mais uma opção avaliar a presença nos mercados emergentes, é uma decisão vital para o negócio de luxo.

II - Substituirás a figura do Grande Costureiro
Com o controle das grifes nas mãos dos CEO e CFOs, as grandes Maison não terão mais uma grande estrela, apenas talentosos; recrutados e exercendo sua criatividade sob o comando dos grandes executivos.

III - Dominarás a arte
A Arte assume papel importante na estratégia de Markerting das empresas.

IV- Consultarás as redes sociais
Criado em 2004, o Facebook revolucionou a maneira como as pessoas interagem na internet, seguido do Twitter e do Youtube. Todas as grandes grifes de luxo usam as redes sociais, mas para 2012, a ordem é usá-las de maneira ordenada e com uma estratégia clara e definida por trás. Hoje, talvez somente a Burberry faça isso.

V - Combaterás a falsificação
Carlos Ferreirinha disse na abertura do evento que há uma grande dicotomia na China: o maior celeiro de produtos falsificados se tornará o maior consumidor de luxo do mundo. Isso não significa que as marcas não devam abandonar o combate à produção e venda de produtos falsos.

VI - Desconfiarás do Masstige
O Masstige - termo, popularizado por Michael Silverstein e Neil Fiske no livro Trading Up, resulta da junção das palavras massa e prestígio, e significa literalmente prestígio para as massas - foi amplamente utilizado como ferramenta de Marketing e vendas desde 2004 com a histórica colaboração de Karl Lagerfeld e H&M, mas o alerta é que essa estratégia só deve ser usada se marca e/ou produto permanecer fiel ao seu DNA e com qualidade acima de tudo. Acessiveis sim, sem perder prestígio.

VII - Apoiarás o desenvolvimeno sustentável
Fala-se muito de sustentabilidade, mas será que estamos realmente produzindo e comprando produtos ecológicos. O conceito de sustentabilidade se amadurecerá em 2012, englobando ética, coletividade, modo de produção, valorinzando a origem da matéria-prima e a durabilidade do produto. 

VIII - Cuidarás da arquitetura e do design
Assim como a Arte, a Arquitetura é parte integrante do conceito de luxo. O consumidor de luxo cada vez mais procura artigos que sejam únicos, exclusivos e que atendam todos os desejos. Isso inclui não só o espaço físico das lojas, mas também o design de novos produtos.

IX - Inventarás o Luxo do Futuro
O luxo do futuro é o tempo e o espaço. Como oferecer produtos e serviços que exaltam esses atributos?

X- Voltarás ao Brasil
Não há mais dúvida de que o mercado brasileiro é significante para o mercado mundial de luxo. Mesmo não tendo as taxas de crescimento da China, tem mostrado expansão consistente.

Pode não ter sido o próprio Moisés que transmitiu esses mandamentos, mas não custa nada afixá-los num lugar bem visível e se planejar para segui-los.

Yaffa Assouline e Christophe Rioux

Comentários


Acervo

Pesquisar por Tags

Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss