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6 dicas para alavancar o seu E-commerce

Durante os últimos anos, o e-commerce já estava caminhando em direção a um crescimento considerável.

Por Ewerton Santos - 06/04/2021

No cenário atual no qual estamos inseridos devido a pandemia do COVID-19, o e-commerce se provou um setor de alto crescimento.

Pontos positivos como a praticidade, a facilidade de acesso, e processo de compra simplificado, são grandes atrativos para o público. Estes fatores só aumentam as oportunidades para escalar vendas e deslanchar um negócio.

O setor do e-commerce, durante a pandemia em 2020, obteve sua maior alta em 20 anos. Foi registrando um crescimento de 40% no primeiro semestre, e as vendas também aumentaram cerca de 47%.

Dito isso, em quais pontos uma empresa deve focar para escalar suas vendas no e-commerce?

Procure conhecer o seu público

Essa etapa é o ponto inicial para engatilhar o planejamento de qualquer estratégia de negócio. Faça pesquisa de concorrentes, formule personas baseadas no comportamento do que seria o seu cliente ideal, e defina qual público quer atingir.

Assim é possível planejar e realizar ações específicas que focam somente nesse público. A partir de anúncios ou campanhas assertivas e objetivas, o que aumenta as chances de conversão de compra.

Aposte no Marketing Digital

Naturalmente, as estratégias voltadas para venda online serão trabalhadas por profissionais que atuam com marketing digital. Para expandir seu negócio a partir de estratégias de e-commerce, é altamente recomendado investir bastante na área.

Usando estratégias de tráfego pago em redes sociais, ferramentas de busca, marketing de relacionamento e também marketing de conteúdo.

Planeje com precisão, alinhe as melhores estratégias e busque constante renovação. Assim, torna-se possível fazer com que seu negócio virtual consiga marcar presença no mundo digital, aumentando sua visibilidade.

Foque na experiência do usuáior

Não há como aumentar as vendas no seu e-commerce se você não oferecer uma boa experiência de compra para os usuários que acessarem o site da sua loja virtual. Inclusive, um dos fatores que mais influenciam no abandono de carrinho são plataformas pouco intuitivas.

Busque tornar mais fácil a navegação pelo seu site para que seu potencial cliente possa encontrar o que ele procura e finalizar a compra de maneira rápida e sem dificuldades.

Opte por um visual mais clean, sem excesso de ícones e outras informações desnecessárias. Além disso, seu site precisa ser responsivo e capaz de abrir em diferentes dispositivos (smartphones, tablets, etc.).

Ofereça descontos e faça promoções

A competitividade dentro do e-commerce é enorme, e o consumidor é bombardeado de inúmeras informações sobre o produto que demonstrou intensão de comprar, de várias lojas diferentes.

Portanto, procure se destacar e alavancar suas vendas realizando ações promocionais que chamem atenção do consumidor para o seu produto ao invés do seu concorrente. Como por exemplo: frete grátis, cupons de desconto ou até mesmo brindes especiais.

Defina métricas e objetivos claros

Após o planejamento das ações de acordo com o público que a empresa deseja atingir, defina também quais os objetivos da empresa e como os resultados das ações serão medidos.

É importante também analisar quais são suas distrações durante o dia a dia e saber eliminá-las, a fim de aumentar sua produtividade. Com esse planejamento, fica mais fácil executar as atividades necessárias para se alcançar todas as metas preestabelecidas.

Aposte em ferramentas para controle interno

Há muitas ferramentas disponíveis no mercado que ajudam os gestores a manter o controle das operações da empresa. Quando falamos sobre empresas que atuam especificamente em Marketplaces, a prática da conciliação financeira é um dos métodos mais importantes para controlar vendas e repasses.

A conciliação financeira ajuda gestores financeiros e CEOs a ter uma visão geral e rápida de suas informações de venda, comparando informações derivadas de plataforma e marketplace com o objetivo de identificar divergências nestes dados.

É justamente a identificação dessas divergências que ajuda a empresa a resolver conflitos de maneira rápida, melhorar seu planejamento estratégico dentro dos marketplaces e definir metas e objetivos.

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Por: Ewerton Santos

Formado em Engenharia, com pós-graduação em gestão empresarial, fundou um Gateway de Pagamentos chamado SuperPay em 2009. Foi atuando como e-commerce mais tarde que surgiu a necessidade do TrackCash, um sistema de gestão financeira.