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Planejamento Estratégico

Vendas em tempos de pandemia

Para quebrar os desafios advindos da pandemia, se destacar e alavancar as vendas é preciso ser multicanal e sempre contar com novidades

Por Erik Penna - 04/06/2021

O mundo está cada vez mais globalizado, competitivo e conectado, diante deste cenário, é fundamental o aprimoramento constante. Diante das principais datas que impulsionam o comércio, aumenta a expectativa dos lojistas em recuperar parte das perdas causadas pelas restrições advindas da pandemia, e estas devem realmente serem aproveitadas como uma oportunidade para apresentar produtos, serviços e atingir as metas de vendas estabelecidas para esse ano tão difícil. 
 
A pandemia acelerou algumas mudanças, como por exemplo, um comércio muito mais digitalizado e, isso tudo, gera uma nova percepção do consumidor. Então, para alavancar as vendas e ter sucesso nos negócios, não basta apenas divulgar, é preciso estar atento à todos esses movimentos e, assim, conseguir acolher e fidelizar o cliente da melhor maneira.
 
E, não existe uma outra maneira de aumentar as vendas, de fato, sem colocar a ‘mão na massa’. Quer impulsionar as vendas de forma simples, prática e efetiva? Então confira abaixo alguns pontos importantes que talvez não estejam sendo bem aproveitados e impedem que seu negócio cresça:


1.    Você é multicanal?

É preciso ir além do presencial! Disponibilize seus produtos e serviços nos mais variados canais de distribuição, seja por telefone, e-mail, redes sociais ou WhatsApp, onde o consumidor preferir.  Dessa forma, você facilita a vida do cliente e possibilita que ele compre na plataforma que preferir.

2.    Investe em atendimento?

Mais do que pensar na venda e na comissão, invista em treinar seu pessoal para ajudar o consumidor fazer a melhor escolha, a decisão mais assertiva possível. Lembre-se que encantar é querer o melhor para o próximo e a venda será uma consequência natural.

3.    E as promoções? 

Um item sempre combina com outro, por isso, oferte vantagens e condições especiais para o consumidor que resolver adicionar outros itens. Vale ressaltar que o brasileiro adora uma promoção!

4.    Faz divulgação?

Não adianta ter um excelente produto com uma condição muito especial se ninguém, ou pouca gente, souber disso e também não adianta colocar um outdoor no porão. Aproveite que as pessoas estão mais tempo em casa e divulgue seus produtos nos meios mais distintos, desde panfletagem, carro de som, redes sociais, e-mail marketing, até na televisão. Por que não? Vale pensar até numa parceria com uma empresa não concorrente, assim, um indica o outro, dividem os custos e ambos ganham novos clientes. 

5.    Atua com rapidez?

A pandemia mostrou que não basta apenas entregar o produto para o cliente, é fundamental entregar com agilidade e eficiência. As empresas que mais têm resultados são as que tratam a entrega, que é a última milha do varejo, como uma vantagem competitiva em tempos de distanciamento social. 

6.    Tenta sempre ajudar o consumidor?

Quando os compradores não puderem acessar o estabelecimento comercial, é vital que as lojas enviem para ele uma foto do produto, uma imagem de ótima qualidade, um vídeo de alta definição, que realmente agregue valor ao item ofertado. Lembre-se, uma imagem pode valer mais do que mil palavras, então, capriche no visual. 

7.    O que estão falando do seu negócio?

Ninguém quer errar na compra, portanto, ao perceber que o cliente está indeciso ou inseguro com aquela aquisição, mostre comentários de outros consumidores que ficaram satisfeitos e felizes diante daquela escolha. Os testemunhais de outras pessoas atuam como um brilhante gatilho mental, além de contribuírem positivamente para o fechamento das vendas. 
 
Depois de fazer esta análise, reveja os principais pontos que precisam de ajuste e aproveite todas as oportunidades, não apenas para vender ao cliente, mas, para encantá-lo, surpreendê-lo e assim fidelizá-lo.


Por: Erik Penna

Consultor de Negócios, Palestrante Motivacional, Especialista em Empreendedorismo, Vendas e Escritor de 6 Livros