Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Senac e sua nova logo ? um estudo de Brand

Uma empresa deve se reinventar para atender a evolução de um mercado sedento por novidades. A nova proposta da logo do Senac vem aderir ao movimento de renovação.

Por | 08/08/2012

Compartilhe

A transformação dos dias atuais, me parece, que chegam a cada dia mais depressa. Uma empresa deve se reinventar cotidianamente para atender a evolução de um mercado cada vez mais sedento por novidades. E isso passa pela transformação da marca. O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial fundado em 1946 como um instrumento de qualificação para o mercado de trabalho para o setor do comércio de bens, serviço e turismo), mesmo sendo uma instituição de atuação nacional, seus Departamentos Regionais nos estados não possuíam uma identidade visual em comum. Em muitos estados a logomarca da instituição era uma variação da logomarca padrão, e no caso do Senac SP era um logo completamente diferente.

Distante da 1ª logomarca da instituição que era o mapa do Brasil, para a sua 2ª logomarca - concebida em 1969 - em que tijolos demonstravam a segurança e solidez da marca, o Senac evoluiu, se atualizou, se transformou para atender a crescente demanda para novas soluções. Para a transformação através da Educação.

Como já mencionado, apesar do Senac estar em todos os estados, não havia unificação da marca. Não era de se assustar ao fazer a comparação entre as logos do Senac SP, Senac RJ e Senac PR - esse último que continuou a adotar a logo de 1969 - não havia uma identidade visual, apenas o nome em comum: SENAC.

Senac e sua nova logo ? um estudo de Brand

Uma marca deve ser para a empresa a sua alma. Deve expressar toda a sua essência para o mercado. Deve ser de fácil reconhecimento. Citando o célebre Philip Kotler, em entrevista para a HSM on line, em 09/11/2012: "a autenticidade é um ponto-chave na construção da marca de uma empresa. Mas não é isolada, afinal, para o consultor a "marca é um sistema complexo de convicções". Por exemplo, Google, Apple e Starbucks, citadas por Kotler, desenvolveram mais do que uma marca, trata-se de um DNA, que está alinhado ao que os clientes buscam e acreditam".
 
Diga-me sua marca e vos direis que és. Simples? Parece que algumas empresas não enxergam isso. Criam marcas que não se associam com sua alma. Sim. A empresa é uma pessoa. E qual pessoa é sua marca?

A nova proposta da logo do Senac vem aderir ao movimento de renovação. De honrar e descartar o antigo quando esse já cumpriu a sua missão. Aliás, uma logo simples, mas que expressa muito. Um aviãozinho de papel. É a próprio sinônimo de transformação. Criativo, nostálgico. Quem não se recorda de aprender a fazer um avião de papel, e acima de tudo, usar da imaginação para que ele alcance grandes voos. Para uma empresa que em que seu negócio é transformar a vida das pessoas através da educação, não poderia haver expressão melhor.
Senac e sua nova logo ? um estudo de Brand
A marca é o 1º contato com o cliente. Ela que nos faz apaixonados ou repudiados. Ela deve se posicionar no coração, na mente e no espírito do cliente. Ela que nos traz a segurança em que o mundo pode desabar a qualquer momento, mas ok, tudo no final ficará bem. Estamos protegidos. E sua empresa, que marca ela quer deixar no mundo.

Por: Elizeu Alves

Elizeu Alves é profissional de planejamento de marketing e professor universitário.






Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss