Dedicatória do Marketing para as mulheres | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Dedicatória do Marketing para as mulheres

O Marketing (essa ciência que é o meu ganha pão) conseguiu mais uma vez transformar essa data em vendas. Quer um exemplo? Quanto custava um botão de rosa ontem?

Por | 09/03/2012

Compartilhe

Ah, as mulheres! O único ser no mundo capaz de prover a vida. Como um ser tecnicamente mais frágil, aliás, o sexo frágil, torna-se tão forte, tão valente. Até cai no injusto possuir apenas um dia, enquanto nós homens temos os outros 364 dias restantes. Afinal, não é assim? Qual o índice de mulheres que estão sendo espancadas enquanto escrevo essa dedicatória? Quantas estão sendo assediadas, menosprezadas, ridicularizadas? O cálculo é simples: elas existem em maior número, porém em muitos casos os homens (que desde a época das cavernas são os caçadores, os heróis) detêm o poder, ganham maiores salários.

O Marketing (essa ciência que é o meu ganha pão) conseguiu mais uma vez transformar essa data em vendas. Quer um exemplo? Quanto custava um botão de rosa ontem? É o mesmo preço que hoje? Aliás, alguém ai lembrou e homenageou as operárias russas que perderam a sua vida em busca da igualdade? E das mulheres ditas bruxas queimadas em fogueiras na idade média? Acho difícil, mas vamos presentear nossas mulheres com flores, entregá-la com a mesma mão que batemos, com o mesmo sorriso que humilhamos. Claro, para toda regra existe a exceção, mas nesse caso são poucas.

Outro exemplo: em muitas farmácias existe a promoção do anticoncepcional com até 75% de desconto! Que linda promoção. Para as vendas é ótimo, no final do dia o `fechar do caixa´ compensa. Esse é o caminho de homenagear as mulheres? Com flores e desconto no anticoncepcional. Sei que os donos de floricultura e as redes de farmácias poderão me odiar eternamente. Mas amigos, vocês estão errados.

Se o Marketing, ao longo desses últimos 14 anos, me ensinou alguma coisa, é a colaboração, conquistar não apenas o coração e a mente do cliente, e sim o seu espírito. Sua luz. E em verdade vos digo que o espírito feminino é bem maior que isso. Não vejo nenhuma mulher no dia 7 de março pensando: amanhã é dia da mulher, oba, vou ganhar flores.

Voltando ao espírito feminino. As mulheres conseguem fazer coisas bem melhores do que os homens. São mais organizadas, mais apaixonadas. E digo mais, citando o grande mago Agostinho Carrara (personagem da "A grande Família): "as mulheres só não dominaram o mundo ainda porque estão escolhendo a roupa, a bolsa e o sapato para a ocasião"! Nada mais verdadeiro, aliás, como conquistar o mundo se o sapato não combina com a blusinha! Esses detalhes são riquíssimos para o Marketing.

Elas são as grandes consumidoras, são peças importantes para o mercado consumidor, e conquistaram sozinhas esse espaço. Se num passado próximo eram criadas para casar, mãe solteira era `a vergonha da família´, e ser divorciada era hostilizada, hoje elas estão além. São `chefes´ de família, grandes empresárias, grandes líderes, grandes amigas, e são Presidentes. O toque feminino é um poder mágico, afinal, elas são as fadas nas histórias infantis.

Acredito que as mulheres não querem ser lembradas apenas por um dia, e sim pelo conjunto de sua obra. Não querem ser espectadoras e sim atrizes dessa história que construímos dia após dia. E, amigos da área de Marketing, vamos ser mais inteligentes. Rosa e anticoncepcional por si só não fala com o cliente. Afinal, a mulher está ganhando flores, pois é a praxe do dia, em muitos (e em grandes) casos, não existe o sentimento que há por traz de presentear alguém.

Mulheres eu me rendo aos seus pés, e acho que todos os homens deveriam fazer o mesmo, pois como disse o Macaco Simão "sem as mulheres não somos nada, nem cornos".

* Elizeu Alves é profissional de planejamento de marketing, professor universitário e o mais importante é o esposo da Fernanda Alves e pai da Eloise Maria Alves.

Por: Elizeu Alves

Elizeu Alves é profissional de planejamento de marketing e professor universitário.


Comentários


Inteligência Inteligência

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss