Segundo dia da DMA 2014 em San Diego, CA
Segundo dia da DMA 2014 em San Diego, CA
No segundo dia da DMA 2014 em San Diego, CA, muitas ideias e tendências do Marketing entraram em debate:
1. Prioridade Zero: Quebar os silos de dados nas empresas.
O grande entrave para a captação de dados é, normalmente, a cultura da empresa. Cada área, muitas vezes, sente-se dona dos dados gerados por ela sobre os clientes. E formata os dados para atender às especificidades do seu solicitante ou do seu departamento. E não, aos demais usuários da empresa.
O que agrava esta situação, na maioria das empresas, está relacionada à postura de TI, que considera a área solicitante como a especificadora e proprietária do formato dos dados a serem gerados,
O que torna esta miopia alarmante é o resultado da pesquisa realizada pela Teradata, uma gigante de tecnologia nos EUA. A maioria dos altos executivos americanos acredita, piamente,que não há barreiras ao acesso de dados entre os departamentos da sua empresa!
2. Um conceito pragmático para orientar a configuração da plataforma de CRM. Bem simples e vai ao ponto. O assim denominado Triplo C:
Contexto: planejado para orientar definição dos campos e para estruturar os dados relevantes sobre o cliente e o seu relacionamento com a marca.
Conteúdo: a ser oferecido para moldar a experiência do cliente.
Conectividade: dos canais de relacionamento para fornecer a visão 360 graus do cliente e oferecer a ele a melhor experiência.
3. De tudo o que se viu neste grande evento aqui em San Diego, a velha receita para o sucesso do CRM continua imbativel, inclusive, para o sucesso em Big Data: Alta qualidade das pessoas envolvidas, processos, tecnologia e dados. E cada vez mais, a sua metodologia.
4. No início da noite desta terça-feira, madrugada no Brasil, foram anunciados os vencedores do grande premio mundial de marketing direto, o Echo. A agência brasileira e/ou MRM do grupo McCann brilhou. Levou dois bronzes e um quarto lugar. Foi muito aplaudida.
5. Afinal, como prometido ontem, o que o Magic Johnson falou sobre liderança. Lembrando, ele foi o grande líder do seu time, o Lakers, vencedor cinco vezes do campeonato americano de basquete. Também liderou o Dream Team, a inesquecível seleção americana campeã do mundo. Portanto, méritos de líder não lhe faltam, pelo contrario sobram. Em resumo, disse o seguinte: "dou atenção a todo o detalhe durante o jogo, especialmente, a cada jogador que está jogando no meu time". Agora tirem as suas conclusões.
Amanhã e, diariamente, até esta sexta, tem mais. Se tiver alguma sugestão será super bem-vinda!
Por: Eduardo Souza Aranha
Diretor Geral da Souza Aranha Marketing de Relacionamento & CRM e membro da Academia Brasileira de Marketing.
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