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4 Fatores de Sucesso para Programas de Fidelidade

Diversos fatores contribuem para o seu sucesso

Por Eduardo Souza Aranha - 15/05/2013

Diversos fatores contribuem para o seu sucesso de uma estratégia de fidelização. Entre eles, quatro são imprescindíveis.

Ativação - Foi se o tempo que os programas de fidelidade se limitavam a atuar como “Balcão de Troca de Pontos por Recompensas”. Atualmente, o que importa é a sua postura proativa para aumentar a frequência e o ticket médio de compras dos clientes. Precisam engajá-los, continuamente, oferecer promoções criativas identificadas com o seu perfil, facilitando a sua interação e criando, no cliente, a percepção de gratificação com o programa.

Privilégios - Transferem um inquestionável padrão de status, quando se reconhece o cliente pelo seu alto valor para a marca. E oferece uma experiência customizada ao seu estilo de vida, que jamais será esquecida e nem a marca. As companhias aéreas do Extremo Oriente e determinadas cadeias varejistas nos Estados Unidos são exemplos de excelência neste fator.

Qualidade do Banco de Dados - O modelo a ser perseguido:

♦ Banco de dados de alto valor, confiável e auto atualizável(1) .
♦ Excelência das informações geradas pelos pontos de contato com o cliente.
♦ Baixo custo de gestão dos dados.

Ser autofinanciável: Em outras palavras, tem de se pagar. É possível?

Basta olhar a criação de empresas rentáveis, oriundas de programas de fidelidade, como a Multiplus. Ou de uma forma mais direta: Qual o ganho real que o programa de fidelidade gera para a marca pela redução da necessidade de descontos? Este será o tema dos próximos posts.

1 - Exemplos: Integração com redes sociais e estímulos para o cliente perceber vantagens de manter seus dados atualizados.

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Por: Eduardo Souza Aranha

Diretor Geral da Souza Aranha Marketing de Relacionamento & CRM e membro da Academia Brasileira de Marketing.

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