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Fidelidade Construindo Tráfego ? Case Koi

Programas de Fidelidade são uma poderosa arma para alavancar resultados para as empresas. Um bom exemplo é a rede de restaurantes Koi situada em São Paulo

Por Eduardo Souza Aranha - 11/04/2012

Programas de Fidelidade são uma poderosa arma para alavancar resultados para as empresas. Um bom exemplo é a rede de restaurantes Koi situada em São Paulo.

Há alguns anos, o Koi implantou seu pioneiro programa de fidelidade. Um dos desafios era gerar tráfego em horários de baixa demanda. Não se desejava uma solução de curta duração. Mas algo que criasse o hábito entre os clientes de frequentar os seus restaurantes nos horários do almoço e do jantar durante a semana.

Conversamos com os clientes para entender certos hábitos, como por exemplo, as razões de não almoçar no Koi às segundas-feiras.

Implantamos o programa de fidelidade completo para o Koi. Ele também incluía diversas ações de relacionamento dirigidas ao almoço de segunda-feira. Este era o nosso Teste Piloto para a geração de tráfego.

A cada semana, as ações ofereciam exclusivamente para os participantes do programa neste dia: pontos em dobro ou em triplo para aquele horário, ou a sobremesa grátis ou o prato principal do acompanhante por um real.

Utilizamos o banco de dados do programa para comunicar os participantes que ainda não tinham aderido ao horário. Os benefícios eram explicados pelos próprios clientes em entrevistas publicadas na newsletter.

Resultado: em três meses, 45% das transações foram relativas aos períodos, até então, de baixa frequência e identificamos qual a ação de relacionamento mais rentável.

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Por: Eduardo Souza Aranha

Diretor Geral da Souza Aranha Marketing de Relacionamento & CRM e membro da Academia Brasileira de Marketing.

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