Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Os desafios para melhorar a performance de uma empresa

A pergunta que a maioria dos executivos se fazem é: Como aumentar a performance de uma empresa? Conheça 5 pontos primordiais para melhorar a performance de uma empresa

Por | 10/04/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A pergunta que a maioria dos executivos se fazem é: Como aumentar a performance de uma empresa? Parece não ser tão simples, mas para que a empresa sobreviva, principalmente em momentos difíceis, e aumente seu desempenho no mercado é preciso que ela capacite a si mesma para continuar crescendo constantemente.

Fazer crescer a receita de vendas é sempre um grande desafio para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande. O fato de esquecer um simples detalhe, seja no processo de vendas, seja na demora para o fechamento, ou qualquer outro deslize pode transformar esse desafio em algo ainda maior. Com isso percebemos que melhorar a performance de uma empresa envolve muito mais do que capacitação de colaboradores.

Isto não quer dizer que é preciso simplesmente investir em equipe, saber gerir a mesma de forma mais planejada e eficaz, mas sim colocar em prática alguns outros métodos que quando adotados ajudam, e muito, na melhoria de performance da empresa. Veja a seguir cinco pontos primordiais para melhorar a performance de uma empresa.

1 - Foco em clientes com rentabilidade adequada, fugindo de venda com preços abaixo de rentabilidade mínima - Vemos muitas empresas com foco em ampliação de receita apenas, vendendo para clientes com descontos elevados. Esta prática reduz consideravelmente as margens operacionais, chegando em alguns casos à operação com prejuízo. Tivemos casos de clientes que para aumentar vendas, operavam com margens operacionais próximas a zero, reduzindo os resultados da operação e tornando-a deficitária.

É importante que o setor comercial seja separado do setor de precificação. A precificação da empresa deve seguir análises técnicas, considerando margens e prazos de pagamentos adequados para a operação, independente da pressão do dia a dia da área comercial por aumentar o faturamento da empresa.

2 - Revisão constante de fornecedores, buscando alongar prazos de pagamento e reduzir preços - É importante que a empresa tenha um setor de compras ativo, sempre buscando novas opções de fornecedores. Um erro comum que vemos em clientes que atendemos é a manutenção de fornecedores antigos, mesmo com preços acima do mercado, por já conhecerem o jeito de trabalhar de determinada empresa ou porque confiam nela.

A empresa sempre deve buscar novas opções de fornecimento de produtos no mercado, diversificando fornecedores e estabelecendo novas parcerias. Com esta iniciativa, vimos clientes reduzir em 10% ou 15% seus custos de matéria prima, por exemplo.

3 - Revisão constante de equipe com treinamentos e feedbacks. Além disto, ter certeza que tamanho de equipe está correta para o momento vivido pela empresa - Uma empresa com sua equipe alinhada e com metas possui forte diferencial em relação à média de mercado. Treinamentos constantes com novas práticas de mercado e feedbacks à equipe são importantes pois melhoram a produtividade da empresa e a motivação de seu pessoal.

Outro ponto importante é a constante análise do tamanho da equipe considerando o mercado atual. Manter funcionários ociosos por longos períodos reduz a margem operacional da empresa e acaba por desmotivar toda equipe. Ajustes tanto em períodos de crise como em períodos de crescimento são importantes para a manutenção de produtividade adequada.

4 - Investimento em marketing de modo a fortalecer o nome da empresa e torná-la sempre mais conhecida - Um bom planejamento de marketing considerando o modo de inserção da empresa no mercado é importante para a consolidação da marca da empresa perante seus clientes. Verificar o formato correto de comunicação, seja através de mídias sociais, mídias tradicionais ou outros veículos, é um trabalho contínuo que deve ser feito por equipe especializada com foco no fortalecimento da marca.

5 - Revisão de processos produtivos e análises de itens que possam melhorar produtividade da empresa - Trabalhos de melhoria de performance através de revisão e adequação de processos devem ser feitos constantemente. Todos os processos da empresa deverão ser revisados periodicamente, considerando mudanças produtivas, de gestão ou de equipe, por exemplo. Mudanças considerando o momento atual da empresa podem reduzir tempo despendido em certas funções ou mesmo reduzir a quantidade de matéria prima necessária para produção.

Conteúdo de Acesso Premium Para continuar tendo acesso a esse e outros conteúdos exclusivos, faça sua assinatura.
  • Conheça diferentes perfis de consumo
  • Desenvolva embasamentos para suas campanhas
  • Otimize sua gestão de Marketing
  • Projete cenários para o seu negócio
  • Descubra potenciais de mercado
  • Tome decisões mais assertivas

Já é premium/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Por: Eduardo Peres

Diretor de Novos Negócios da GlobalTrevo Consulting. Economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Economia pelo IBMEC Rio de Janeiro.


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss
Acesso Premium. Só abra se você quer tomar melhores decisões.
Seja Premium
  • 1º Transforme insights em oportunidades de mercado
  • 2º Embase suas campanhas de Marketing
  • 3º Entenda o que deseja seu público-alvo
  • 4º Conheça diversos perfis de consumo
  • 5º Otimize sua gestão de Marketing