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O Marketing Motivacional e o Live Marketing

Existe uma relação de afinidade que se processa através da motivação do homem e da mulher, por meio da interação emocional dos sentidos e da cumplicidade cognitiva

Por | 15/09/2015

emonteiro@peoplemais.com.br

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O desafio deste artigo é explicar a relevância entre estas duas ferramentas, comportamentais e estratégicas. Ainda que aparentemente possam parecer distantes, existe uma relação de afinidade que se processa através da motivação do homem e da mulher, por meio da interação emocional dos sentidos e da cumplicidade cognitiva.

O sonho, a liberdade, a informação e a tecnologia são premissas que, daqui para frente, as empresas precisam reaprender na forma de consumir, de construir e de comunicar, principalmente nessa nova concepção de relação com os clientes.

Existe a ideia de que os motivadores e os fatores de satisfação sejam a mesma coisa. A verdade é bem ao contrário: a motivação é uma necessidade que atua sobre o intelecto, fazendo uma pessoa movimentar-se ou agir. Por outro lado, um fator de satisfação é alguma coisa que satisfaz uma necessidade, é o atendimento de uma expectativa ou sua eliminação. Em lugar de serem a mesma coisa, são a antítese um do outro.

Deixamos de ser coadjuvantes para sermos atores principais, uma nova realidade onde nunca esteve tão clara a importância do Empowerment. Poderíamos questionar o que nos motiva?

Em ambos os casos, no Marketing Motivacional e no Live Marketing, o motor da nossa realização está muito mais em buscar e interagir do que realizar. Essa mobilização nasce da satisfação das nossas necessidades, por meio da informação, da comunicação e ativação das marcas, não apenas prometendo, mas fazendo.

O Marketing Motivacional é, na realidade, o indutor lúdico para cultivar a imaginação, para sair do lugar comum, pondo em prática no Live Marketing os pontos de partida da transformação para o desenvolvimento de ideias e competências essenciais, para uma motivação aliada ao desenvolvimento técnico.

Um estímulo alinhado com a capacitação, com geração de resultados, reconhecendo as melhores práticas, os valores humanos da organização, associando a motivação à realização, principalmente quando desenvolvemos uma atividade pelo prazer que ela proporciona, com o marketing de experiências, de entretenimento, hedônico.

Independentemente do foco, as necessidades são os motivadores do comportamento, onde a motivação é a porta da liberdade e tem como objetivo experimentar, cultivar a imaginação, seduzir, potencializar e colocar em prática soluções estratégicas, ações inesperadas que fujam à rotina por meio de surpresas. É aqui que tudo acontece, quando o Live Marketing nos remete para uma relação viva e ao vivo partindo de uma palavra chave: mudança!

Talvez aí resida um dos principais paradigmas das organizações. Quando falamos de mudança, invariavelmente imaginamos desestabilização, incógnita que se transforma no elemento dinâmico do comportamento. Para as empresas existe sempre a busca por uma premissa construtiva: mudar sem destruir e sem desmotivar.

Estamos vivenciando o surgimento de uma nova espécie de consciência social, o futuro sendo comandado pelas redes neurais da informação. Um tipo de comunicação baseado em grande parte no conhecimento inteligente.

Novos materiais, novas técnicas, chips, Inteligências artificiais, softwares, sofisticados computadores, interatividade constante, tudo disponível em tempo real. É a democratização do conhecimento. Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode competir em igualdade de circunstâncias, independentemente da raça, sexo, país ou poder econômico, dependendo apenas do seu grau de conhecimento e informação.

Mudar significa transformar, transpor para as empresas os mesmos conceitos que regem nossas vidas: mudamos quando estamos insatisfeitos. Por quê?

Temos a capacidade e o poder de transformar uma situação desagradável em algo prazeroso. Como? Simplesmente com motivação. Para mudar, basta querer.

Mudança é a palavra que melhor define o momento atual em que vivemos. É uma das principais características do mundo contemporâneo. Mudar é um verbo inevitável no cotidiano das pessoas e das organizações.

Cabe a nós profissionais desenvolver processos que ajudem o mercado a aceitar, a entender, compartilhar e valorizar as mudanças. Descobrir que a motivação alinhada com ações vivas e diferenciadas devem ser vistas como uma etapa, um desafio para tornar a mudança constante.

O mercado de consumo não aceita mais passividade, imposições ou soluções óbvias, quadradas. Ele precisa de inovação, novos canais e mídias, necessita de espontaneidade, interação, curiosidade à flor da pele, estar cara a cara com seus clientes, sentir as marcas como valor epistemológico.

Chegou a hora, temos a capacidade de enfrentar a competição, as diferenças, as oportunidades. A capacidade de desenvolver ações de superação, de auto defesa profissional, de conquistar o espaço que é nosso por direito, reciclando, gerando renovação, trazendo vida, experimentação e liberdade às mudanças.

Mais que um estado de espírito, motivação é a base da liberdade do clima organizacional. Como num surto endêmico, a comunicação adquiriu o status de fonte renovável de informação, interagindo direta e indiretamente no nosso cotidiano.

Na vida pessoal, na vida acadêmica e, principalmente, nas empresas o que vemos acontecer, mesmo nos meios mais ortodoxos, é a implantação de um novo estilo que privilegia e diferencia a informação como um braço armado da comunicação.

Uma comunicação como ferramenta da inovação. Pontual, dinâmica, contextualizada e segmentada. Uma comunicação sem limites, indiferente, sem cores ou barreiras. Uma comunicação sempre disposta a atender as exigências do homem.

Por isso, movimente-se, estude, prepare-se, escolha. Principalmente, faça a escolha certa. A motivação virá depois, como um prazer suplementar ao êxito.

Por: Edmundo de Almeida




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