A evolução dos assistentes virtuais transformará a área da saúde? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

A evolução dos assistentes virtuais transformará a área da saúde?

Segmento de healthcare é um dos mais avançados em uso de inteligência artificial, utilizando a integração entre diferentes ferramentas que visam melhorar atendimento aos pacientes

Por | 25/10/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Há poucos anos tentávamos imaginar quais seriam as tecnologias do futuro através de filmes de ficção científica. Mas a projeção de um futuro distante nos alcançou mais rápido do que pensávamos; e em pouco tempo já vivemos com a ideia de assistentes virtuais ativados por comando de voz cada vez mais presentes - e inteligentes - em nossa rotina. Um estudo realizado pelo Gartner apontou que o valor gasto com a compra de dispositivos que possuam tecnologia de assistente virtual vai crescer. A expectativa desse aumento é $3.52 bilhões dólares até 2021.

O segmento de healthcare é um dos mais avançados em uso de inteligência artificial, utilizando a integração entre diferentes ferramentas com o reconhecimento de voz que visam melhorar o atendimento aos pacientes, os cuidados com a saúde e trazer agilidade nos procedimentos médicos. Nos Estados Unidos, muitos centros hospitalares já adotaram novas tecnologias para facilitar o tempo de espera do atendimento médico. Esses, disponibilizam uma plataforma automatizada para os próprios pacientes relatarem os seus sintomas e serem indicados diretamente para os especialistas. Sabem o que mais de interessante está por vir nos próximos anos? Já em testes e com ótimos resultados: um software de reconhecimento de voz que é capaz de unir forças com os assistentes virtuais para dar voz para pacientes que sofrem com derrame cerebral, aos quais atingem a perda parcial ou total da fala.

Os avanços tecnologicos e médicos caminham na mesma direção. Através de um sistema super inteligente, é possível medir a eloquência ou até mesmo o ritmo de quem está falando, e através disso é possível gerar insights. É nessa hora que, além dos médicos e cuidadores, os profissionais de marketing também se beneficiam por poderem construir campanhas baseadas no real perfil e necessidade daquele consumidor.  Empresas que estiverem atentas para utilizar esses dados de maneira coerente extrairá muitos frutos. Imaginem que bacana saber o humor do seu usuário e através disso poder impactá-lo com maior assertividade sem ser intrusivo e causar repugnância pela marca graças a evolução dos comandos de voz.

Quando se trata de problemas de saúde e questões que envolvem a publicidade para pessoas doentes, estamos mergulhando em um tema muito sensível e que exige muita cautela.  As marcas que souberam abordar com sutileza os assuntos mais delicados saem na frente. Digo isso, quando comparamos o grau de importância de uma enfermidade versus a utilização de tecnologias que mapeiam o perfil e jornada do consumidor online. A comparação pode ser feita entre a miopia e o câncer terminal, uma das doenças é possível de remediar, já a outra não há mais o que se fazer. Ou seja, o cuidado e o discurso que a marca necessita para impactar ambos deve ser o mais inteligente e customizado possível. Lembrando aqui a importância de uma marca conhecer a fundo seus consumidores, para poder impactá-los da maneira mais assertiva e coerente possível.

Dentre todas as transformações que estamos vivendo e viveremos nos próximos anos, acredito que estamos evoluindo e seguindo em direção a um caminho fascinante, pautado em inovação e busca de soluções para uma vida melhor. Seja no segmento de cuidados com a saúde, no de comunicação e marketing ou em outro segmento, quem fará a diferença sempre serão os profissionais atentos em traduzir esse ambiente ainda incerto em oportunidades.

Por: Edmardo Galli

Responsável pelas operações na América Latina da IgnitionOne


Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss