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Estratégias de Marketing Digital para um e-commerce atrativo

Para os empreendedores que buscam aprimorar seus serviços, o mercado eletrônico pode ser o ambiente ideal. Mas, muito se engana quem pensa que implantar o e-commerce é fácil

Por | 10/09/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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O comércio digital é um canal que ganha cada vez mais espaço no mundo dos negócios. As lojas online estão virando tendência entre os grandes varejistas pela praticidade nas vendas, evolução digital, rapidez, preços mais justos, sem contar no aumento de consumidores que procuram cada vez mais informações sobre produtos e serviços, impulsionados pelo fácil acesso à internet.  

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), até 2021 devem ser alcançados cerca de USD 4,9 trilhões em vendas no segmento de e-commerce. Esse resultado se mostra mais presente a cada dia na vida dos brasileiros, isso porque, com os novos recursos para o consumo online e possibilidades por meio das mídias digitais, os consumidores se mostram em busca de diferentes canais para realizar suas compras e buscar serviços.

Para os empreendedores que buscam aprimorar seus serviços, o mercado eletrônico pode ser o ambiente ideal. Mas, muito se engana quem pensa que implantar o e-commerce como um dos canais de venda é fácil! É preciso ter estratégia para que alcancem seus objetivos finais.

Para que o negócio tenha sucesso, é importante desenvolver um projeto e uma análise sobre o cenário ao qual pretende fazer parte. Neste caso, a divulgação dos produtos que serão comercializados ou serviços oferecidos é uma estratégia essencial para chamar atenção do público que se deseja atingir, e apostar em ferramentas de marketing digital como SEO, redes sociais e Inbound Marketing, com o intuito de atrair esses clientes e aumentar seu retorno financeiro é uma boa estratégia para alavancar o e-commerce.

É importante ressaltar que não existe uma fórmula para se ter assertividade para alcançar o público que se deseja, mas compartilho algumas dicas que considero importantes para se ter um atendimento online eficiente:

Defina o Público-alvo: o primeiro passo para criar um e-commerce é conhecer o público-alvo e suas características. A partir disso, é importante explorar o mercado em que pretende atuar, percebendo os anseios do público e satisfazendo as suas necessidades;

Cumpra exigências legais: fique atento às questões legais para criar a loja virtual. Mesmo tendo basicamente as mesmas exigências que as lojas estabelecidas em ambientes físicos, deve sempre procurar as licenças específicas para a área que pretende atuar. Além de zelar pelos dados do seu cliente, o empresário deve também atuar dentro do código do consumidor; 

Escolha uma plataforma eficiente: ao criar uma loja virtual, deve-se analisar a plataforma e-commerce que melhor irá suprir as suas necessidades. O e-commerce deve atender a fatores básicos como formas de gerenciar pagamentos, estoque da loja, disponibilidade de produtos, entregas e contato com o cliente;

Aposte em estratégias de marketing: para o negócio ter sucesso é preciso que seja feita a divulgação dos produtos. Na Internet é do mesmo jeito, por isso, é importante buscar estratégias de marketing digital para atrair clientes e aumentar o retorno financeiro. Para isso, existem plataformas de automação de marketing digital como a leadlovers que auxiliam nessa função;

Tenha planejamento financeiro: para ter um bom e-commerce é preciso investir em seu produto. Saber o que será gasto para colocar sua loja online em funcionamento é fundamental. Por isso, despesas como, produção, armazenamento, envio de produtos aos clientes, certificado digital, estrutura e atendimento fazem parte de investimentos iniciais; 

Atendimento: ter o seu próprio canal de atendimento facilita para que seu cliente possa tirar dúvidas, dar sugestões e fazer questionamentos para feedbacks futuros. Por isso, vale a pena investir em empresas de atendimento, já que o seu produto estará disponível para compra a qualquer momento. 

Por fim, é possível concluir que para um e-commerce ser ainda mais atrativo na conquista de clientes satisfeitos, não há uma fórmula pré-definida, mas realizar uma estratégia para captar leads e atender expectativas dos consumidores, é traçar também uma linha de sucesso para um comércio digital que está nascendo.     

Por: Diego Carmona

Co-Founder & CVO da LeadLovers


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