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Periscope: 5 dicas sobre como usá-lo em seu negócio

Lançado no início do 2015, o Periscope, aplicativo mobile do Twitter para transmissão de vídeo em streaming, vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil

Por | 08/07/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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Lançado no início do 2015, o Periscope, aplicativo mobile do Twitter para transmissão de vídeo em streaming, vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Com interface simples e alcance ilimitado, o Periscope permite que com apenas um toque no appo o usuário comece a transmitir do seu aparelho o que está vendo em tempo real.

Quem assiste pode escrever comentários no chat, que serão vistos pelo transmissor e outros usuários, ou enviar corações (tocando duas vezes na tela) para sinalizar que está gostando. O vídeo fica disponível por até 24 horas e depois se apaga, mas fica gravado no aparelho do transmissor, ou seja, é possível subi-lo depois no Youtube ou no Vimeo caso o usuário queira.

Algumas marcas já utilizaram a ferramenta, como a Skol, que no final de março transmitiu o show da banda Tropkillaz, e a GE, que em abril transmitiu a coletiva de imprensa em que anunciou o patrocínio à Confederação Brasileira de Canoagem. Como se vê, é questão de tempo para que o Periscope seja incorporado nos planos de mídia das empresas. A seguir, 5 dicas sobre comopotencializar o uso do Periscope em seu negócio.

1) Produza conteúdo que engaje: não é necessário transmitir um evento de grande porte como a Skol e a GE fizerem para ter sucesso no Periscope. Pense em um conteúdo criativo, exclusivo, que estimule a participação das pessoas. Por exemplo, uma academia pode transmitir uma aula de pilates, e depois o instrutor pode tirar dúvidas dos alunos; uma loja pode mostrar em primeira mão as peças que acabaram de chegar, inclusive tirando-as de caixa, etc. Bastidores de cursos, seminários, congressos e outros eventos também fazem muito sucesso.

2) Crie uma agenda: por sua facilidade de uso, é tentador usar o Periscope de forma espontânea, sem planejamento. Isso pode até funcionar para usuários comuns, mas para empresas é recomendável ter uma agenda. Por dois motivos: primeiro, para avisar o seguidores, permitindo que se programem para assistir e, em segundo, para que a empresa tenha tempo de preparar uma pauta e transmitir sua mensagem da maneira mais assertiva. A agenda pode ficar disponível no site e em outras redes sociais.

3) Capriche no título: as transmissões que estão ativas aparecem na lista global do Periscope, podendo ser encontradas por usuários que ainda não seguem a empresa. Um título chamativo, provocador, certamente chamará a atenção e poderá trazer novos seguidores.

4) Peça compartilhamentos e corações: durante a transmissão, pergunte se as pessoas estão gostando e os incentive a mandar corações (clicando duas vezes na tela). Os corações são um dos critérios que o Periscope usa para ranquear um perfil. Peça também que as pessoas compartilhem o link de transmissão com os seus seguidores, clicando no botão específico para isso.

5) Avise via Twitter: quando uma transmissão é iniciada, o transmissor tem a opção de avisar seus seguidores do Twitter. Logicamente, deixe essa opção ativada para que mais pessoas assistam.

É importar ressaltar que transmissões com qualidade ruim são um dos principais afugentadores de audiência. Após alguns poucos segundos com imagem pixelada ou congelada as pessoas param de assistir. Por isso, certifique-se estar em um lugar onde o 4G ou o Wi-fi funcionem bem.

Por fim, quem quiser me seguir no Periscope, meu perfil é @deniszanini

Por: Denis Zanini

CEO da agência Ynusitado e autor do livro "Por que não consigo ganhar dinheiro com meu site? Inspirações e soluções para ter um site de sucesso".






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