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Agência de Marketing Digital não funciona!

Encontramos profissionais publicando fórmulas mágicas para ter resultados com Marketing, mas é quase impossível encontrar um que assuma o compromisso com o resultado do cliente

Por | 24/01/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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Recentemente escrevi um artigo no E-commerce Brasil intitulado "Agência de Marketing Digital não funciona!". Esse texto há semanas é o mais lido no portal e vem gerando certa repercussão bem interessante. Acredito que o público aqui do Mundo do Marketing também pode se interessar por esse meu ponto de vista sobre o mercado das Agências. O primeiro ponto que eu preciso esclarecer é que não existe diferença entre uma Agência de Marketing Digital e uma Agência de Publicidade.

Afirmo isso pensando na missão que esse tipo de negócio deveria ter: Vender o produto do cliente, Vender para mais pessoas, Vender mais vezes e Vender pelo maior valor. Na minha percepção Marketing só é Marketing quando vende tudo que a empresa é capaz de produzir.

Antes que você comece a pensar e seus dedos a coçar, louco para comentar: "Quem você pensa que é", "O mercado faz isso e aquilo há anos", "Seu pensamento não faz sentido, de onde você tirou isso". Calma! Minha visão não saiu da minha cabeça, na verdade pouca coisa do que eu falo eu inventei. L

A verdade é que a forma como eu enxergo o Marketing vem dos meus estudos e experiências, afinal já são quase 10 anos atuando com Marketing Digital. Para mim um dos melhores profissionais de Marketing de todos os tempos é Sergio Zyman. Caso você não o conheça, ele foi diretor de Marketing Global da Coca-Cola Company por diversos anos e adivinha: as agências não gostavam dele.

Foi no seu livro "O fim do Marketing como nós conhecemos" que eu tive pela primeira vez o contato com alguém que compartilhava da visão de que o investimento de Marketing só deve ser feito quando gerar vendas.

O negócio da agência tem que ser com o cliente, não com a mídia
Uma das medidas radicais que Zyman tomou a frente da Coca-Cola foi cortar as comissões das agências na compra de mídia. Caso você não saiba, o grande lance por muito tempo no modelo de negócio das agências é cobrar comissão pelo agenciamento da mídia, normalmente 20% do que é investido fica com a agência. O problema desse modelo é que a agência não pensa na mídia que mais traz retorno, mas sim na que paga a melhor comissão.

Quando ele cortou as comissões, aquelas agências no primeiro momento enlouqueceram, mas quem quer perder a conta da Coca-Cola? Eles aceitaram a proposta de Zyman que não pagaria comissões, mas sim bonificações por desempenho ao final do ano.

O resultado foi que ás agências veicularam campanhas melhores e sua bonificação no final do período foi bem superior ao que eles ganhariam se tivessem ficado com a comissão. Isso é uma relação de ganha-ganha.

Publicidade é retorno sobre o investimento
Uma notícia que muitos dos leitores daqui com certeza viram foi o desligamento do McDonald´s com sua agência após 35 anos trabalhando juntos. O movimento do McDonald´s é exatamente o que Zyman previu há anos em seu livro. As empresas não querem arte, não querem prêmios, elas querem vendas!

Com esse pensamento o McDonald´s na negociação com a nova agência estabeleceu uma remuneração 100% por performance. Eles não receberão nada se não entregarem resultado, isso não é lindo?

Sem Compromisso
De um lado você encontra diversos profissionais publicando fórmulas mágicas para você ter resultados com Marketing, mas é praticamente impossível encontrar um que "bata no peito" e assume o compromisso com o resultado do cliente.

A Publicidade e o Marketing são áreas que por muito tempo foram consideradas glamorosas, artísticas e quase mágicas. Não é mágica, é método. Não existe forma mirabolante para se vender mais, existem métodos e processos. O bom profissional de Marketing vai dominar o melhor e executá-los com maestria no seu negócio, atento a mensuração dos resultados e adaptação dos pontos falhos do processo. 

Por: Dener Lippert

CEO da V4 Company


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