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Darwin para empresas

No contexto empresarial, adaptar significa investir com assertividade, utilizar recursos para possibilitar que as áreas permaneçam vivas e competitivas

Por | 16/08/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

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A famosa frase "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças" apesar de ser atribuída a Charles Darwin, na verdade nunca foi dita por ele. Curiosidades a parte, a premissa não deixa de ser verdadeira, especialmente para o mundo empresarial.

Sobreviver na selva dos negócios é para poucos. Cerca de 60% das empresas não sobrevivem aos cinco primeiros anos, muitas delas por não se adaptarem às mudanças. Adaptação, "processo pelo qual um ser se ajusta a uma nova situação" de acordo com o dicionário, no mundo corporativo é entender as novas tendências, circunstâncias e até mesmo concorrentes e procurar meios internos de se adaptar e progredir.

As crises econômicas se assemelham muito às grandes estiagens pelas quais os animais são obrigados a passar. Muitos morrem, e aqueles que se ajustam continuam e após o período de dificuldade retornam mais fortes e preparados para novos desafios. No contexto do Marketing, vejo muitos empresários que, ao vislumbrarem um futuro menos otimista, partem para o desespero e ao corte irracional de investimentos.

Reduzem a equipe de vendas, cortam a zero investimentos em comunicação e qualquer atividade que não seja estritamente produtiva. Logicamente, essa atitude tem um impacto no volume de vendas, que gera novo corte e assim sucessivamente, até que a única saída é fechar as portas.

Adaptar significa (no contexto empresarial) investir com assertividade, utilizar recursos inteligentemente para possibilitar que as áreas responsáveis por trazer faturamento permaneçam vivas e competitivas. A literatura aponta vários cases de grandes empresas que logo após um período de crise aguda tiveram seus melhores anos de crescimento. Estar apto significa também estar preparado.

Por isso, recomendo que os gestores e tomadores de decisão estejam sempre atentos às forças que podem interferir em suas empresas, bem como em momentos de crise estabeleçam critérios objetivos, sem desespero ou afobamento para redução de custos.

(Crédito imagens: Depositphotos)

Por: Davi Guilherme Alvim

Davi Guilherme Alvim, 30 anos, Curitibano, formado em Economia (UFPR) e Gestão Comercial (FAE Business School), 14 anos de experiência em marketing e vendas. Hoje, é sócio proprietário da Autem Solutions, empresa curitibana


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