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Jornada de compra do e-consumidor: 3 dados que devemos ficar atentos

Apesar da dificuldade em mapear a trajetória de compra que não é linear ou objetiva, existem diferentes pistas que ajudam a identificar os passos do shopper

Por | 01/11/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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Nós já sabemos que a jornada de compra do consumidor tem ficado cada vez mais complexa. Hoje é o próprio consumidor que decide quais caminhos vai percorrer para escolher seus produtos e serviços, e não mais o profissional de marketing. Quando pensamos no e-consumidor, entender quais itens pesaram na escolha final da compra fica ainda mais difícil, pois diferentes canais se misturam na trajetória nada linear ou objetiva que vai desde a descoberta do problema até a conclusão da compra.

Ainda assim, existem diferentes pistas que nos ajudam a identificar os passos do consumidor. Sabemos que todas as nossas ações online ou mobile deixam rastros, e existem ferramentas cada vez mais apuradas para analisar o comportamento do consumidor online. Mesmo assim, todos esses dados tabelados, cruzados, segmentados e analisados podem não nos dar a informação mais fundamental: o que os consumidores pensam. Foi por isso que o Opinion Box se juntou ao Buscar ID e realizou a mais completa pesquisa sobre a jornada de compra do e-consumidor, que analisou o comportamento de compra dos consumidores online em geral e segmentados por sexo, idade, classe social e hábitos de consumo, e também a sua percepção sobre diferentes estratégias de marketing digital, como anúncios em redes sociais, e-mail marketing, SEO e outros.

A pesquisa traz dados interessantíssimos, mas eu quero destacar aqui três deles que chamaram muito a minha atenção:

1. 6 em cada 10 avaliam positivamente as ações de remarketing
91% dos entrevistados reconhecem as ações de remarketing, ou seja, confirmaram que já passaram pela experiência de pesquisar informações sobre um produto e depois visualizar anúncios desse produto em outros lugares, como redes sociais, Google e em outros sites.

Desses 91%, 6 em cada 10 afirmaram que os anúncios o ajudaram a tomar uma decisão de compra, sendo que 20% disseram que esses anúncios o ajudam frequentemente. Assim, é fácil perceber que as ações de remarketing, em geral, são vistas de formas positivas pelos usuários. 

2. 42% acham os e-mails marketing interessantes e relevantes
A prática de e-mail marketing já foi tão mal utilizada por empresas e marcas que, para muita gente, tornou-se sinônimo de SPAM. Mas, quando bem aplicada, a estratégia pode gerar resultados muito significativos. De acordo com a pesquisa, 42% acham os e-mails marketing interessantes e relevantes. Ainda assim, é grande a porcentagem de pessoas que acham os e-mails desagradáveis: 36% disseram que consideram as ofertas e promoções enviadas por e-mail incômodas e excessivas.

Os resultados mostram como é fácil errar na dose. A dica, aqui, é simples: avalie cada campanha com cuidado, tenha parcimônia antes de enviar o e-mail e segmente ao máximo o público de suas mensagens, para que elas sejam enviadas apenas para quem realmente interessa.

3. 90% monitoram preços de produtos que querem comprar
A esmagadora maioria monitora os preços dos produtos que deseja comprar. 67% o fazem com frequência e 23% o fazem às vezes. Assim, ofertas e promoções bem aplicadas podem garantir que seu produto vá parar no carrinho de compras. No entanto, fica claro também que aquela prática terrível, de aumentar os preços para depois diminuí-los, não tem vez com esses e-consumidores cada vez mais antenados.

Além desses dados que eu destaquei, a pesquisa mostra o comportamento do e-consumidor no Google: quantos clicam no primeiro resultado que aparece, quantos vão até o fim da primeira página e quantos chegam até a segunda página de resultados. Mostra também o comportamento em relação aos anúncios nas diferentes redes sociais, e também alguns comportamentos de compra, como os meios de pagamento mais utilizados, quantos sites visitam a cada compra, quais problemas já tiveram e quais os principais motivos de não compra.

Quer ver os resultados completos? Basta baixar gratuitamente o nosso ebook A jornada de compra do e-consumidor. O relatório traz 45 páginas de análises, dados e infográficos sobre a pesquisa, que vai trazer ótimos insights para marcas de e-commerce, agências e profissionais de marketing.

Por: Daniela Schermann

Líder de Marketing do Opinion Box, startup que oferece soluções digitais para pesquisas de mercado






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