Afinal de contas, vender é técnica ou é dom? | Mundo do Marketing

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Afinal de contas, vender é técnica ou é dom?

Veja 5 dicas para que meus colegas empreendedores possam vender mais e de forma eficiente. Arquitetar as abordagens comerciais para cada etapa do processo é importante

Por | 21/06/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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Conheço vendedores que certamente têm o dom, mas não dominam as técnicas que poderiam transformar essa vantagem competitiva em talento. Mas também me deparo com ótimos vendedores que construíram suas habilidades através do estudo e constante prática de modernas técnicas de vendas. Confira algumas dicas que selecionei para que meus colegas empreendedores possam vender mais e de forma eficiente:

1. Todo empresário pode e deve ser um bom vendedor do seu negócio! Sempre vendemos alguma coisa. Vendemos nossos serviços, nossos produtos, nossas ambições aos colaboradores e funcionários, nossos planos de crescimento aos investidores. Em um mundo onde todo produto e serviço acabam sendo parecido, o processo da venda é o diferencial competitivo para a conversão.

2. Faça o mapeamento da sua jornada comercial. Não é simples, mas necessário. Cada negócio possui uma jornada distinta. Arquitetar as abordagens comerciais para cada etapa do processo de venda é importante. Como você vai acionar seus possíveis clientes? Como vai mostrar seus diferenciais competitivos a eles? Como vai lidar com as objeções explícitas e ocultas que naturalmente vão ocorrer no processo comercial? Como você vai estimular seu possível cliente para que ele feche com você? Feito tudo isso, treine. Treine bastante e vá aprimorando constantemente suas abordagens frente aos feedbacks que acontecem neste processo. É um ciclo virtuoso e ininterrupto.  

3. Foque suas abordagens de comunicação e vendas nos benefícios que suas soluções trarão para seus possíveis clientes. Seja conciso nas abordagens e mostre de forma qualificada quais são as vantagens que seu público alvo vai obter frente aos seus serviços e produtos. Além disso, ressalte suas vantagens competitivas. Para isso você tem que ter capacidade de se colocar no lugar de seus possíveis clientes.   

4. Se puder, busque auxilio profissional! Essa é uma das dicas mais importantes. É preciso buscar ajuda para desenvolver essas técnicas de vendas, nem sempre a prática por si só te dará o retorno esperado. Nesse caso, existem consultorias e empresas de comunicação que auxiliam empreendedores nesta fase, que vai ajudar a cuidar sempre do seu lado psicológico e comportamental. Perspicácia, automotivação, paciência, capacidade de percepção, foco e determinação não se adquire em um livro ou treinamento.  

5. Por último e não menos importante, invista em treinamento! Module uma jornada comercial perfeita e treine o seu time para que replique esse desempenho. Compartilhe conhecimento para que todos seus vendedores executem a jornada vencedora. Seus resultados vão melhorar no curto prazo.

Goste do jogo comercial. Se não gosta, aprenda a gostar. Tenha metas de prospecção e conversão. Persiga essas metas diariamente. Estude a fundo seu público-alvo. Quais são seus desejos? Suas dores? Seus desafios. Ah, não se abale com os "Nãos". Eles vão fazer parte do seu dia a dia para trilhar ao SIM. 

Por: Daniel Mourão

CEO da BBro


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