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A maldição do conhecimento

As mensagens precisam ser concisas, objetivas e claras, devem estar em total sintonia com o público impactado. Por isso, entender o perfil da audiência é o primeiro passo

Por | 18/05/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

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Você já conversou com um especialista em tecnologia que tenta te explicar qual o problema em algum sistema tecnológico de sua empresa e você não entende quase nada do que ele disse? Esse fato não é um privilégio de uma determinada área de atuação.  Ninguém está imune a esse acontecimento tão devastador em nossas vidas profissionais e até mesmo pessoais. O nome dessa síndrome é "A Maldição do Conhecimento".

É simples e arrebatador! Quanto mais uma pessoa sabe sobre determinado assunto, maior será a dificuldade em transmitir esse conhecimento para uma audiência que não possui o mesmo domínio sobre o tema.

Em outras palavras, na maioria das vezes, informações que parecem óbvias para você, não são tão claras assim para as outras pessoas, ou seja, simplesmente não são absorvidas e compreendidas.

Além de atingir instituições de ensino e órgãos governamentais, a "Maldição do Conhecimento" costuma `assombrar´ os ambientes corporativos. Ela é facilmente reconhecida nas prolixas, entediantes e longas reuniões repletas de apresentações encharcadas de termos técnicos, siglas, animações, gráficos que não dizem nada, índices, tabelas e informações totalmente irrelevantes para o momento e propósito que estão sendo expostas. 

Sugiro algumas reflexões: Será que você e sua equipe não cometem os mesmo erros na hora de vender suas ideias, produtos e serviços? Seus discursos são realmente compreendidos pelos seus potenciais compradores, colaboradores e colegas de trabalho?

As mensagens precisam ser concisas, objetivas e claras, além disso, devem estar em total sintonia com o público impactado. Por isso, entender o perfil da audiência é o primeiro passo para a construção de uma mensagem sedutora e assertiva. Lembre-se que um processo de comunicação eficaz é aquele que retém a atenção da audiência do começo ao fim.

Para finalizar, fica uma pergunta: qual o tempo, a atenção e o investimento que você despende para se comunicar com eficiência com sua audiência em todas as ocasiões de comunicação, prospecção e venda?

Comunicação
 

Por: Daniel Mourão

Diretor executivo da Prezento


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