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MWX 2017 – As tendências do ano passado amadureceram

O MWC mostra que as tecnologias se fundem continuamente e a indústria móvel em Barcelona não está mais sozinha. Os fabricantes automóveis inteligentes estão se tornando mais fortes

Por | 20/03/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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Um telefone celular, para os nostálgicos, foi um dos temas mais vibrantes no Mobile World Congress 2017. Com grande barulho em torno da virada do Nokia 3310, pode-se ter a impressão de que a indústria móvel está voltando no tempo. Mas a realidade está longe disso: além das típicas exposições interativas extravagantes, havia cenários de usos sofisticados, incluindo realidade virtual e aumentada, bots para startups que promovem modelos de negócios e inovações em marketing móvel.

Devices: Smartphones e Tablets personalizados e um projetor com fator "Uau"
Em março, Barcelona é a fase onde muitos novos dispositivos móveis fazem a sua grande estreia. Este ano não se destacaram desenvolvimentos inovadores para dispositivos móveis. Os fabricantes estão desenvolvendo sua tecnologia em cada detalhe e adaptando seus produtos para nichos e metas específicas: para os amantes do ar livre, entusiastas da fotografia ou o consumo consciente. Um novo projetor Sony Android, no entanto, é uma fonte de fascínio genuíno.

O XperiaTouch transforma paredes e outras superfícies em exposições interativas e é manipulado com um sistema controlado por gestos. Cem mil visitantes de 200 países também tiveram muitas oportunidades para percorrer as salas de exposições, mergulhando em mundos de realidade virtual. Os modelos de óculos de realidade virtual Avegant Glyph, que projetam a imagem na retina e já estão disponíveis no mercado europeu, são muito mais chiques do que aqueles modelos que vêm em uma caixa.

Realidade Virtual e Aumentada: dispositivos que crescem
A realidade virtual (VR) vai moldar o mercado de jogos nos próximos anos. No entanto, os fabricantes também têm um maior número de outros possíveis cenários para aplicações. A HTC mostra como óculos de RV (realidade virtual) podem ajudar pintores e artistas futuros na sua formação. A realidade virtual também está ganhando maior relevância para os anunciantes e empresas de mídia. Red Bull Mídia Casa lançou a sua própria plataforma de RV e chama a indústria a participar numa troca de tecnologia e colaboração, de modo que a tendência é adequada para a aplicação em massa.

Como os dispositivos móveis são os únicos dispositivos tecnológicos que nós sempre carregamos conosco do começo ao fim do dia, eles são predestinados para se tornar o centro de controle de novas tecnologias. Com a implementação de cenários de realidade virtual, realidade aumentada e Internet das Coisas (IOT), a interface de usuário de smartphones está desempenhando um papel central. Como resultado, a proporção da utilização de meios de comunicação móvel continuará a crescer.

Marketing de aplicativos: todo mundo está falando sobre retenção
A "App Planet" foi uma área inteira da feira dedicada exclusivamente aos 200 expositores de aplicativos da indústria. Monetização e lealdade dos usuários são as principais questões que prevalecem nos provedores de aplicativos e marketeiros em 2017. Uma recente análise da AppsFlyer com grandes quantidades de dados coletados de campanhas globais na segunda metade de 2016, mostra claramente uma inversão da abordagem de marketing - do impulsionamento por choque para a concentração maior na ativação de usuários já existentes.

As taxas de recorrência (retenção) registraram um aumento global em relação ao ano anterior; Em segmentos específicos, tais como compras, houve um aumento de 50%. Esses aumentos indicam que os desenvolvedores de apps internalizaram a importância da retenção. Por meio de campanhas, análise e poderes eficazes, eles sabem onde podem encontrar os usuários mais valiosos; Eles podem otimizar campanhas, não só em termos de alcance e abrangência, mas também para conseguir as melhores taxas de retenção.

Novas formas de interação: Controle por Voz e Bots
Com a crescente popularidade da Alexa, o setor de telefonia móvel também será forçado a melhorar o controle de voz. Os usuários estão cada vez mais utilizando-o para executar funções, fazer pedidos e perguntas por meio da voz, de modo que eles não vão querer continuar "lutando" com pequenos teclados smartphones. Do ponto de vista do desenvolvimento, isto significa que, para além dos novos formatos de vídeo, os novos formatos de áudio também prevalecerão na publicidade móvel. Outra forma de interação que está ganhando mais tração é a automação de comunicação com o cliente através de bots. A Replay.ai, por exemplo, está oferecendo uma tecnologia através da qual as empresas podem usar bots em Apps, Facebook Messenger ou Kik.

Em última análise, o MWC mostra que as tecnologias se fundem continuamente e cada vez mais. Portanto, a indústria móvel em Barcelona não está mais sozinha. Quem representa os fabricantes automóveis inteligentes estão se tornando mais fortes do que em anos anteriores, já que também apresentaram suas tecnologias móveis.

Por: Daniel Junowicz

Diretor da AppsFlyer (Latam)


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