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Supreenda-se conhecendo um supermercado de Bangkok

Supreenda-se conhecendo um supermercado de Bangkok

Por Daniel D?Andrea - 21/03/2014

Em recente viagem à Tailândia, fiquei bastante bem impressionado com o Siam Center/Siam Paragon em Bangkok. O centro de compras, moderno e elegante, ostenta muitas das mais famosas e exclusivas grifes do mundo, além de marcas locais e internacionais mais acessíveis.

Confira mais no site.

Marketing, Bangkok

No entanto, o que me chamou mesmo a atenção foi o supermercado localizado no piso inferior do complexo, o Gourmet Market. Neste mesmo piso estão também os restaurantes da “praça de alimentação”, se é que podemos chamá-los assim, pois em nada lembra aquelas que conhecemos no Brasil.

O Gourmet Market, grande e bonito, tem prateleiras impecavelmente arrumadas (mantidas por funcionários que se dedicam a esta função), pontas de gôndolas arredondadas e padronizadas, que permitem maior exposição aos produtos, contando muitas delas com tvs informando das promoções específicas. 

Marketing, Bangkok

Além disso, todos os “departamentos” relacionados à comidas, especiarias, frutas, cosméticos, chás e cafés, entre outros, estão dispostos em forma de ilhas, como em uma loja de departamentos, com vendedores especializados em cada um,  conferindo um charme adicional ao ato da compra.

Marketing, Bangkok

Marketing, Bangkok

Marketing, Bangkok

Outros aspecto surpreendente foi o fato de haver check-outs nas 2 saídas do mercado. Ou seja, a loja não tem uma parte da frente ou do fundo, uma vez que tanto se pode entrar quanto pagar e sair por quaisquer dos lados. Além de confortável e conveniente para o shopper, dá mais amplitude à loja.

A “praça de alimentação”, em frente a uma das saídas do Gourmet Market, também apresenta uma disposição bonita e inovadora. Os restaurantes também estão em espécies de ilhas, tendo cada um sua cozinha ao centro, aberta e às vistas dos clientes com as mesas ao redor, criando vários corredores. Com isso, somado ao design moderno e descolado dos restaurantes, tem-se uma sensação de bastante aconchego e privacidade, bem diferente da maioria das praças de alimentação encontradas nos shoppings brasileiros. O resultado final é um ambiente elegante, mas informal, bonito e agradável.

Marketing, Bangkok

Por: Daniel D?Andrea

Administrador de Empresas pela FGV com MBA pelo Insper, é diretor do grupo ToolBox